Desigualdade de gênero é tema de aulas nas escolas estaduais

Material didático da rede estadual paulista traz orientações a professores e alunos

ter, 08/03/2016 - 19h24 | Do Portal do Governo

Temas ligados à desigualdade de gênero, dentre eles a violência contra as mulheres, já fazem parte do conteúdo de aulas nas escolas estaduais. A Secretaria da Educação do Estado incluiu no currículo do Ensino Médio (1ª a 3ª série) textos, vídeos e propostas de atividades sobre o assunto. A ideia é ampliar o debate e, de forma colaborativa, propor ações a comunidades e famílias.

O material faz parte do conteúdo pedagógico de Sociologia e Filosofia, mas também é trabalhado de forma interdisciplinar em aulas de Biologia, História, Geografia e Educação Física. No Caderno do Aluno, entregue a todos os estudantes da rede, há referências a artigos e à legislação brasileira, como a lei 11.340, mais conhecida por “Maria da Penha”. A maioria das práticas é feita na sala de aula e é acompanhada de debate, peças teatrais e produção escrita.

Duas escolas na região do Capão Redondo (zona sul da capital) são referências no trabalho com os jovens. Na E.E. Miguel Munhoz Filho, as estratégias incluem palestras e a discussão aberta sobre casos de violência contra mulheres, que ganharam repercussão na mídia. Já na E.E. Carolina Cintra, o foco são as consequências à saúde mental e física das vítimas. Nos dois casos, as demandas surgiram tanto de dúvidas dos alunos como ponto de atenção das equipes gestoras com a realidade local.

Além do material, a Secretaria também criou o Núcleo de Inclusão Educacional (Ninc), responsável por capacitar os educadores. No último ano, mais de 3 mil participaram de cursos sobre diversidade de gênero.

Do Portal do Governo do Estado