Desfile homenageia heróis da Revolução de 1932

Cerimônia foi realizada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco

qua, 09/07/2014 - 13h57 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo homenageou nesta quarta-feira, 9, os combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. O desfile foi realizado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona norte da capital. “Hoje é um ponto alto, uma data de homenagem que todos nós prestamos aos heróis da Revolução de 32. O Estado de São Paulo lutou para que o país tivesse uma democracia”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

O desfile, neste ano, não foi realizado no Ibirapuera porque o Obelisco aos Heróis de 32 está passando por reformas e porque muitos dos militares que participariam do desfile estão trabalhando na segurança da Copa do Mundo.

A história

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um levante do Estado de São Paulo contra o governo provisório de Getúlio Vargas. O objetivo era garantir maior autonomia do Estado e a realização de uma Assembleia Nacional Constituinte, já que a Constituição de 1891 havia sido derrubada.

Militarmente, a Revolução foi derrotada, mas houve uma vitória política: em 1933 foi eleita uma nova Assembleia Constituinte e, em 34, promulgada a nova Constituição. “Embora derrotado sob o ponto de vista militar, os princípios e valores de São Paulo foram vitoriosos, tanto que as mulheres passaram a votar, houve a Assembleia Nacional Constituint, enfim, os valores que a Revolução de 32 defendia acabaram prosperando”, afirmou o governador.

Do Portal do Governo do Estado