Desenvolvimento territorial é tema de seminário no IEA

Em mais uma etapa da comemoração de seus 65 anos, o Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo vai promover, nesta […]

ter, 18/09/2007 - 14h37 | Do Portal do Governo

Em mais uma etapa da comemoração de seus 65 anos, o Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo vai promover, nesta quarta-feira (19/9), às 14 horas, o seminário “Organização e Desenvolvimento Territorial”.

Os palestrantes serão os professores Sônia Maria Pereira Pessoa Bergamasco,da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Arilson Favareto, do Programa de Pós-Graduação em Energia da Universidade Federal do ABC (UfABC).

O seminário é parte do Ciclo de Debates IEA 65 anos, iniciado em julho e que segue até o final d e 2007. “Segurança Alimentar” será o tema de outubro e, em novembro, “Gerenciamento de Risco no Agronegócio”. Ainda dentro da programação, um grande evento será realizado em 7 de novembro, abordando os assuntos “Agronegócio e Desenvolvimento”, “Agricultura e Meio Ambiente” e “Agricultura e Perspectivas”.

SOBRE OS PALESTRANTES – Favareto é sociólogo, com doutorado em Ciência Ambiental pela USP (Universidade de São Paulo) e estágio na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris. Trabalhou como assessor de movimentos sociais e como consultor de organismos multilaterais como Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica).

Atualmente se concentra no estudo das instituições e tecnologias para o desenvolvimento territorial sustentável. Também é colaborador do Núcleo Cidadania e Desenvolvimento do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Lançou recentemente o livro “Paradigmas do Desenvolvimento Rural em Questão”.

Sônia é graduada em Agronomia pela USP, com mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”). Tem pós-doutorado pela Unicamp, especialização em Extensão Rural para o Desenvolvimento Socioeconômico pela Agricultural University – Wageningen e pós-doutorado pela École de Hautes Études en Sciences Sociales.

Atualmente, é professora titular da Unicamp. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural, atuando principalmente em desenvolvimento rural sustentável, reforma agrária e assentamentos rurais.

Serviço:

Seminário “Organização e Desenvolvimento Territorial”
Data: quarta-feira (19/9)
Horário: 14 horas
Local: auditório do IEA – avenida Miguel Stéfano, 3.900, Água Funda, Capital

Da Secretaria Estadual de Agricultura

(S.M.)