Desenvolvimento Social: Projeto Envolver mobiliza integrantes da Rede Social São Paulo

Apresentação foi feita na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

sex, 03/03/2006 - 18h40 | Do Portal do Governo

Representantes das instituições e fundações que participam da Rede Social São Paulo aprovaram as próximas etapas do Projeto Envolver que pretende aperfeiçoar o Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente em mais 231 municípios paulistas.

O secretário de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo, Gilberto Natalini, a Coordenadora do Programa Estadual de Assistência Integral ao Adolescente, Dra. Albertina Duarte Takeuti e representantes das Secretarias Estaduais de Economia e Planejamento, Educação, Juventude Esporte e Lazer, Justiça e Defesa da Cidadania, da Associação Comercial de São Paulo , CMDCA, CONSEAS, das Fundações Abrinq e Bank Boston, Institutos Camargo Correa, Supereco SP,  Unibanco,  Natura Cosméticos, Sabesp, Santander Banespa, Sebrae-SP, Serasa, Unesp e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social se dispuseram a colaborar com a expansão do projeto.

A apresentação foi feita na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em 23 de fevereiro pelo diretor da Oficina de Idéias, vencedora da seleção de empresas capacitadas a desenvolver o projeto.

Em 48 municípios onde foi implantado o projeto experimental, o Envolver promoveu a capacitação dos profissionais que cuidam, educam, atendem e lutam pelos direitos da criança e do adolescente. Sejam eles secretários municipais de educação, assistência e saúde, conselheiros tutelares e de direitos, promotores de justiça, defensores públicos, juizes de direito, advogados, agentes de saúde, assistentes sociais, educadores, líderes comunitários e representantes de ONGs.

Essas pessoas serão identificadas pela Rede Social por sua capacidade de mobilização local e convidadas a participar de uma capacitação. Durante dois dias os representantes de cada município terão oportunidade de se conhecer e identificar os problemas que impedem o bom funcionamento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente em suas cidades. A metodologia desenvolvida pelo Unicef é um roteiro de perguntas e debates que permite diagnosticar os problemas e ao mesmo tempo estimular os participantes para criar ou fortalecer a rede social local. 

Até abril serão oferecidos na capital três grandes seminários regionais para 200 integrantes cada, pessoas escolhidas pela Rede Social por seu papel destacado em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A capacitação no interior será oferecida em 10 cidades para atender participantes de 200 municípios. Já em São Paulo serão 16 pólos, unindo duas subprefeituras em cada um, exceto Itaquera, por sua densidade demográfica. E a região metropolitana será atendida em 4 grupos.

A Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro  destacou que a Rede Social executa uma política de Estado, independente dos partidos no poder. “A Rede vai se enraizar e envolver todas as pessoas capazes de atuar no controle das políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente”. Para o representante do Comitê Gestor a Rede Social, Rogério Amato, “essa é uma oportunidade histórica, pois pela primeira vez o poder público, as empresas e as ONGs decidem unir talentos, recursos e esforços para cumprir uma lei, o Estatuto da Criança e do Adolescente”.

A Rede Social São Paulo foi criada em 2003 integrando 31 fundações e institutos empresariais. Hoje somam 50 entidades. O Projeto Envolver é um empreendimento que todos os integrantes da Rede decidiram abraçar para melhorar o atendimento e a proteção a crianças e adolescentes de São Paulo. 

Da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social