Desenvolvimento Social: Programa de Educação para o Trabalho forma 109 jovens em sua segunda turma

Os cinco melhores alunos do curso estagiarão durante seis meses em empresas parceiras da Seads na iniciativa

ter, 25/04/2006 - 11h09 | Do Portal do Governo

Autoridades, familiares e amigos lotaram o Ginásio de Esportes do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, na região do Jabaquara, no dia 11, para prestigiar a formatura da segunda turma que concluiu o curso do Programa de Educação para o Trabalho. Resultado da parceria entre a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), Coca-Cola/FEMSA e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o programa entregou certificado a 109 jovens de 15 a 24 anos. A primeira turma formou-se no mês de setembro e um novo grupo, com 150 alunos, iniciou as aulas neste semestre.

“Os jovens precisam de incentivo e oportunidades”, diz Arícia Aparecida Gouveia Dias, faxineira em uma escola e mãe de cinco filhos. Dois deles estavam se formando: Rodolfo, de 16 anos, e Tâmara, de 15, ambos alunos do ensino médio da rede pública. “Não tenho nenhum estudo. Não sei falar direito e muito menos me arrumar, por isso não posso ensinar essas coisas para meus filhos. Aqui eles mudaram o comportamento. Aprenderam como se vestir para trabalhar, como falar e como se comportar diante das pessoas”, diz Arícia, orgulhosa, posando para fotos ao lado dos filhos formandos.

O jovem pai de família Daniel, 18 anos, teve apoio da companheira Luciana, da mesma idade, que levou o bebê Caíque de dois meses para prestigiar a formatura do pai. O casal está desempregado e esse curso foi uma oportunidade para que Daniel melhore seus conhecimentos e possa ter mais oportunidades. Durante o curso, estagiou na Livraria Saraiva, onde, segundo Luciana, conseguiu melhorar o desempenho profissional.

Os alunos receberam os certificados das mãos dos representantes dos parceiros do programa. O presidente da Coca-Cola/FEMSA da América Latina, Ernesto Silva, lembrou emocionado das dificuldades que teve quando era estudante, pois seu pai não tinha dinheiro para pagar a passagem do ônibus até a escola. “Com todas as dificuldades, terminei o ensino fundamental, já trabalhando. Fiz faculdade e hoje, após 33 anos de trabalho, sou o presidente da empresa”, relatou Silva, muito aplaudido.

Rede Social

Durante o evento foram anunciados os cinco melhores alunos do curso, que irão estagiar durante seis meses na Coca-Cola. Com salário de R$ 350 mensais, os cinco premiados cumprirão jornada diária de seis horas de trabalho, com direito a vale-refeição, vale-transporte e assistência médica. Além da Coca-Cola, outras 20 empresas oferecem estágios aos alunos no último mês do curso. Entre elas, a rede de hipermercados Wall Mart, lojas Renner, Hilton Hotel, rede de hotéis Mercure e Lojas C&A.

“Crescer e cada vez mais aprender”, comemorava, ainda emocionado, Alan Bastos de Jesus, um dos escolhidos para o estágio. Com 17 anos e aluno da 3ª série do ensino médio, faz planos para carreira na empresa. Mora no município de Mauá, de onde se deslocava todo dia até o Jabaquara, para freqüentar o ensino.

A Seads e a Coca Cola integram a Rede Social São Paulo, instituída em março de 2003 pelo governo do Estado, que reúne mais de 50 fundações empresariais, institutos e associações. O objetivo da rede é integrar e articular ações para o desenvolvimento social na área da infância e da juventude, evitando a fragmentação, superposição e pulverização das ações governamentais, de empresas e ONGs.

Nessa parceria, a Seads cede o espaço para as aulas e cadastra os alunos no Ação Jovem, programa que beneficia estudantes com bolsa-auxílio de R$ 60 por mês. A Coca-Cola é responsável pela infra-estrutura, custeio e administração geral da ação, além de abrir vagas para estágio na empresa. O Senac realiza a capacitação técnica de todas as turmas.

Da Assessoria de Imprensa da Seads

J.C.