Desenvolvimento Social: Itaquaquecetuba recebe Casa do Adolescente

Inauguração foi nesta quarta-feira, dia 22

qui, 23/03/2006 - 15h58 | Do Portal do Governo

“Todas as condições para desenvolver a auto-estima e acolher os jovens de Itaquaquecetuba, estão aqui na Casa do Adolescente” ressaltou a secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, na inauguração desta quarta-feira, dia 22, da sétima unidade que oferece atendimento médico e social gratuito a jovens de 10 a 20 anos de São Paulo.

A região apresenta alto índice de vulnerabilidade e violência juvenis, como destacou o prefeito Armando Tavares Filho. Na Casa do Adolescente, profissionais de diversas áreas, entre médicos, dentistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores capacitados cuidam da saúde dos jovens. Além de promover palestras voltadas para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez precoce.

Considerado o melhor equipamento social da região, a nova Casa do Adolescente oferece atendimento inovador à comunidade: assessoria jurídica, cozinha experimental, orientação nutricional e brinquedoteca para os filhos das adolescentes que estiverem em atendimento. A parceria com a Universidade de Guarulhos vai garantir ainda oficinas culturais, de esportes, atendimento psicopedagógico. Além de consultas individuais, a Casa do Adolescente será um espaço para atividades de interação entre adolescentes, suas famílias e moradores da comunidade.

A Casa do Adolescente é uma parceria da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS)  com a Secretaria do Estado da Saúde, que realiza a capacitação dos recursos humanos e fornece os  medicamentos através do Programa Dose Certa.

A Casa do Adolescente de Itaquaquecetuba fica na região central, no antigo prédio da Secretária de Promoção Social, à Avenida Emancipação, nº 37 e funciona de segunda à sexta das 8h às 17h. Maiores informações pelo telefone 4642-5884 com a coordenadora Karen Leite.

Pelo Disque Adolescente (11) 3819-2022, a equipe da primeira Casa do Adolescente, atende jovens de todo o Brasil, de segunda a sexta, das 11h às 14h.

Assessoria de imprensa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

J.C.