Desenvolvimento Social integra recém-criada agência da Saúde

Grupo focará, inicialmente, na qualidade de vida da população da Baixada Santista

dom, 23/01/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Melhorias nas condições de saúde, educação e saneamento afetam diretamente a qualidade de vida da população e potencializam seu desenvolvimento social. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) integra a agência da Saúde da Baixada Santista, criada pelo Governo de São Paulo em parceria com prefeituras da região e outras Secretarias estaduais. A primeira reunião foi na última segunda-feira, 17, na sede da Secretaria da Saúde, que coordena as ações.

O objetivo da agência é planejar ações integradas para melhorar a saúde pública na região, incluindo a reorganização dos serviços, controle de doenças, prevenção e promoção de saúde. O primeiro passo será traçar um diagnóstico sobre a situação da saúde na Baixada, em termos de infraestrutura e necessidades regionais. A partir disso será desenvolvido um plano de trabalho para a solução dos problemas encontrados. Periodicamente, acontecerão reuniões para avaliação e mensuração de resultados.

“A Baixada é uma das regiões prioritárias na área da saúde, e há carências históricas a serem solucionadas. Esperamos, com este projeto, dar um grande passo para aprimorar a saúde e a qualidade de vida dos milhares de moradores e turistas que visitam o litoral todos os anos”, afirma o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

A escolha da região está relacionada aos desafios enfrentados no período de janeiro a fevereiro, com aumento populacional praticamente triplicado por causa do fluxo de pessoas que se dirigem ao litoral. “Esperamos que esta integralidade de ações seja referência para agirmos posteriormente em outras regiões do Estado de São Paulo”, diz o secretário do Desenvolvimento Social, Paulo Alexandre Barbosa.

O grupo

Liderado pela Saúde, por intermédio do médico infectologista David Uip, diretor do hospital estadual Emílio Ribas, o grupo contará com a participação dos secretários municipais de Saúde das nove cidades da Baixada (Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Bertioga e Cubatão) e representantes do Departamento Regional de Saúde, além de Secretarias de Estado de Saneamento, Educação e Desenvolvimento Social, Associação Paulista de Medicina e universidades da região.

O foco prioritário do trabalho será o desenvolvimento de iniciativas nas áreas de combate à dengue, redução da mortalidade infantil, regionalização do atendimento à saúde, ampliação de leitos hospitalares, medidas para prevenir surtos de viroses, saneamento, entre outras que forem consideradas prioritárias.

Secretaria do Desenvolvimento Social