Desenvolvimento Metropolitano assume conselho para diminuir acidentes de trânsito

Com mudança, órgão deve aumentar interlocução das políticas públicas entre Estado e municípios

qua, 21/03/2012 - 17h55 | Do Portal do Governo

O Conselho Estadual para a Diminuição dos Acidentes de Trânsito e Transportes (CEDATT), órgão criado em 2004 para reforçar o trabalho de prevenção e diminuição dos acidentes de trânsito urbano e rodoviário, foi transferido nesta quarta, 21, da Secretaria de Logística e Transportes para a de Desenvolvimento Metropolitano.

O governador Geraldo Alckmin elogiou as ações da Secretaria de Logística e Transportes para a redução do número de acidentes e enfatizou que a mudança do CEDATT de pasta tem o objetivo de reforçar a interlocução das políticas públicas entre Estado e municípios. Alckmin destacou ainda que a mortalidade no trânsito tem índices preocupantes. “Das causas externas de mortalidade nos países industrializados, os acidentes de trânsito têm um peso enorme, e isso é algo evitável”, afirma.

A medida reforça a natureza integrada do CEDATT, composto por representantes do governo estadual, dos municípios e da sociedade. “As regiões metropolitanas do Estado concentram um grande fluxo, gerando muita demanda de políticas públicas em logística e infraestrutura”, disse o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido. Segundo ele, é preciso não só continuar a reduzir o número de acidentes de trânsito como aumentar a articulação entre diversas secretarias do Estado – Saúde, Transportes, Justiça e Desenvolvimento Metropolitano, por exemplo – junto aos municípios para construir novas políticas no setor.

A melhoria da qualidade das rodovias paulistas nos últimos anos foi um fator decisivo para diminuir os acidentes nas estradas, mas não em relação à fatalidade e aos acidentes em áreas urbanas. “O governo investiu 10 bilhões de reais para melhorar cada vez mais as estradas paulistas e hoje, das 20 melhores estradas do Brasil, 19 são de São Paulo. Isso contribuiu para diminuir o número de acidentes, mas a quantidade de vítimas continua alta”, alertou o secretário de transportes, Saulo de Castro Abreu Filho.

Do Portal do Governo do Estado