Desenvolve SP opera financiamentos para os setores público e privado

Veja como a Desenvolve SP, a agência de fomento do Estado de São Paulo pode ajudar na obtenção de linhas de crédito

dom, 26/03/2023 - 14h00 | Do Portal do Governo

Setor Público (Administrações municipais, Autarquias e Fundações)

A Desenvolve SP opera também com as prefeituras do Estado de São Paulo, financiando o crescimento econômico dos municípios e colaborando diretamente para a qualidade de vida da população. Além das administrações municipais, a Desenvolve SP atende autarquias e fundações instituídas ou mantidas, direta ou indiretamente, pelos municípios.

1-Para que finalidade as prefeituras podem solicitar financiamento?

Quaisquer tipos de investimentos que não se configuram como despesas correntes. Podem ser financiadas, por exemplo, obras de asfalto e/ou recapeamento e de mobilidade; eficiência energética e energias renováveis (como lâmpadas de LED e usinas de geração de energia fotovoltaica), infraestrutura, equipamentos e veículos para unidades de saúde e/ou educação; obras de infraestrutura urbana, veículos e equipamentos novos, serviços técnicos especializados e soluções tecnológicas, entre outros tipos de investimentos.

2-Quais os requisitos para liberação de crédito para prefeituras?

A liberação do crédito para os municípios acontece após a comprovação da saúde financeira e da capacidade de endividamento das prefeituras e da comprovação dos atendimentos dos requisitos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

3-Como solicitar crédito/financiamento na Desenvolve SP?

As solicitações de crédito/financiamento podem ser realizadas diretamente no site da Desenvolve SP. É só clicar no botão solicitações on-line (no alto da página inicial à direita). Na área de solicitações on-line, clique na opção “Não tenho cadastro” e informe seus dados. Uma vez cadastrado, é possível solicitar financiamento na seção “Pedidos de crédito – Setor Público”, encaminhando as informações necessárias para o enquadramento do pedido de crédito. Não há necessidade de intermediários e nem de abrir uma nova conta bancária. Para as etapas seguintes, consultores da Desenvolve SP entrarão em contato para as próximas etapas, conforme as informações de contato registradas.

4-Quais documentos as administrações municipais devem apresentar para solicitar crédito?

Para a etapa inicial, são solicitados os documentos exigidos pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), como lei autorizadora do crédito, pareceres técnico e jurídico da operação e certidão do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além destes documentos, a Prefeitura deve descrever da maneira mais clara possível o que pretende financiar, de modo que os consultores da Desenvolve SP possam avaliar a melhor linha de crédito para atender à demanda.

5-Quais são as linhas de crédito oferecidas?

-Linha Municípios Sustentáveis (LMS) – Condições: Prazo: até 120 meses (incluindo carência) – Taxa de juros: 0,25% a.m. (acrescidos da SELIC) – Percentual máximo de financiamento: 100%

-Linha Desenvolve Municípios (LDM) – Condições: Prazo: até 96 meses (incluindo carência) – Taxa de juros: 0,25% a.m. (a taxa total é de 6% ao ano acrescida da Selic, sendo que, se adimplente, 3% ao ano são equalizados pelo Governo do Estado, resultando em uma taxa de 3% ao ano (0,25% ao mês), acrescida da SELIC) – Percentual máximo de financiamento: 100%

-Linha de Apoio a Investimentos Municipais (LIM) – Condições: Prazo: até 72 meses – Taxa de juros: 0,45 % a.m. (acrescidos da SELIC) – Percentual máximo de financiamento: 100%

Setor Privado

No caso das empresas privadas, um dos critérios é estar enquadrada como micro, pequena ou média empresa dos setores da indústria, comércio e serviços sediadas no Estado de São Paulo e que possuem faturamento anual entre R$ 81 mil e R$ 300 milhões no ano fiscal anterior à entrada do pedido de financiamento.

1-Para que finalidade posso solicitar crédito da Desenvolve SP?

As opções de crédito da Desenvolve SP atendem a todas as necessidades da empresa, desde capital de giro e financiamento para investimento em ampliações e modernizações a aquisição de máquinas e equipamentos, implementação de projetos inovadores e  projetos sustentáveis.

2-Como solicitar crédito/financiamento na Desenvolve SP?

As solicitações de crédito/financiamento são realizadas diretamente no site da Desenvolve SP. É necessário clicar no botão Solicitações online (no alto da página inicial à direita). Na área de Solicitações e Negócios Online, é preciso clicar na opção incluir novo usuário e informar seus dados. Uma vez cadastrado, é possível solicitar financiamento, encaminhar os documentos necessários e acompanhar o andamento do pedido. Não há necessidade de intermediários e nem de abrir uma nova conta bancária. Para as etapas seguintes, confira o Manual de orientações para solicitação de financiamento online.

3-Preciso contratar consultoria ou intermediário para solicitar crédito?

Não há necessidade de consultoria ou intermediário para obter crédito na Desenvolve SP. O processo de solicitação e acompanhamento do pedido é realizado online, pelo site da instituição, de forma desburocratizada. A Desenvolve SP não realiza credenciamento ou indicação de consultorias e intermediários.

4-Quais documentos devo apresentar para solicitar crédito?

Inicialmente, é necessário apenas a inclusão do pedido de crédito no portal do Desenvolve SP (conforme explicado na questão 5). Após o cadastro, um consultor de negócios do Desenvolve SP é indicado como responsável pela sua operação, e ele irá conduzi-la até seu desembolso, solicitando a documentação necessária. Cada tipo de operação (Capital de Giro, Máquinas, Projetos de Investimento etc.) requer uma demanda específica.

5-Quais as linhas de crédito oferecidas?

A Desenvolve SP oferece diversas linhas de crédito para capital de giro, compra de máquinas e equipamentos, projetos de investimento, sustentáveis e de inovação. Todas as linhas de crédito constam no site da Desenvolve SP (desenvolvesp.com.br) clicando em “Empresas”, depois “Opções de Crédito”. No local constam todas as informações sobre as linhas, incluindo taxas, prazos e carência.