Desenvolve SP financia R$ 175 milhões para recuperação de Santas Casas e hospitais filantrópicos

Dezenove instituições de saúde já foram beneficiadas por meio da linha de crédito especial

qui, 19/03/2015 - 17h50 | Do Portal do Governo

A Desenvolve SP tem ajudado as Santas Casas e hospitais filantrópicos do estado de São Paulo em sua reestruturação financeira. A instituição do governo paulista já financiou R$ 175 milhões por meio da linha de crédito especial (Saúde SP) para que os hospitais quitem seus débitos com bancos, sem que deixem de atender a população.

Conforme levantamento interno, antes do financiamento obtido com a Desenvolve SP, os juros pagos pelas Santas Casas e hospitais filantrópicos paulistas giravam em torno de 17% a 33% ao ano. Com o apoio da agência, todos passaram a pagar juros entre 8% e 6% ao ano.

Além das baixas taxas de juros, os administradores dos hospitais contam ainda com prazo de até 10 anos para sanar o empréstimo. “Nosso objetivo é dar fôlego às instituições que atravessam essa grave crise financeira, abrindo espaço para que aprimorem sua gestão, invistam em melhorias e, principalmente, continuem atendendo a população”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

Responsáveis por quase 50% das cirurgias e internações feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, as Santas Casas e hospitais filantrópicos têm contraído dívidas elevadas para conseguir manter as portas abertas. No Estado de São Paulo, uma das medidas encontradas pelo governo paulista para apoiar o setor foi a oferta de crédito sustentável para a renegociação dessas dívidas.

Do Portal do Governo do Estado