Desenvolve SP alcança grau de investimento de agência de risco

Com classificação concedida pela Fitch, órgão do Governo de São Paulo pode captar recursos de instituições como BID e Banco Mundial

ter, 18/08/2015 - 13h54 | Do Portal do Governo

A Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento Paulista) está apta a captar recursos para investimento em instituições e organismos de desenvolvimento internacionais, como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Isso porque a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo acaba de alcançar o investment grade, atribuído pela agência de risco Fitch. A classificação emitida significa IDR (rating de probabilidade de inadimplência do emissor) de longo prazo BBB, perspectiva negativa, idêntico ao do Governo do Estado, e rating nacional de AA+(bra).

O rating é a avaliação feita por organismos especializados – as agências de classificação de risco – sobre a capacidade de uma instituição, país ou empresa, em saldar seus compromissos financeiros. A Desenvolve SP já financiou mais de R$ 1,9 bilhão para pequenas e médias empresas e prefeituras em mais de 200 municípios paulistas.

Os principais motivos para a avaliação positiva da Desenvolve SP, segundo o relatório da Fitch, foram a qualidade da carteira de crédito e as políticas de controle interno. “Considerando que se trata de uma carteira de crédito relativamente nova, os indicadores de qualidade de ativos são adequados. A Agência tem concentrado esforços em suas políticas de controle e cobrança, com resultados positivos”, diz a nota.

“A classificação da Desenvolve SP é a consolidação da nossa busca por uma gestão eficiente, voltada à segurança da operação de crédito, e o nosso alinhamento aos programas de desenvolvimento do Governo do Estado. Com o investment grade, a instituição abre suas portas para ampliar as opções de crédito sustentável para o investimento e contribuir ainda mais para o desenvolvimento da economia de São Paulo”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da agência.

Do Portal do Governo do Estado