Desenv. Social: Jabaquara ganha Casa do Adolescente nesta quarta-feira, dia 22

Unidade vai oferecer atendimento médico e social gratuito para 37 mil jovens da região

seg, 20/02/2006 - 13h24 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) e a Secretaria de Estado da Saúde inauguram nesta quarta-feira, dia 22, às 11 horas, mais uma opção de atendimento aos jovens da cidade de São Paulo. Será entregue a Casa do Adolescente do Jabaquara. Esta é a sexta unidade do projeto na capital, que também conta com uma em São Vicente, na Baixada Santista.

Elaborada em parceria pelas duas secretarias estaduais (Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social) com a Secretaria Municipal de Saúde, a Casa do Jabaquara seguirá o mesmo modelo de sucesso utilizado nas unidades já existentes (Pinheiros, Itaquera, M’Boi Mirim, Grajaú, Parque Novo Mundo e São Vicente), disponibilizando atendimento médico e social gratuito aos adolescentes da região.

Profissionais de diversas áreas, entre médicos, dentistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores, todos especializados em orientação sexual, cuidarão da saúde dos jovens. Também há cursos de culinária, artesanato, aulas de dança e terapias em grupo. Os projetos são colocados em prática de acordo com a demanda.

A escolha do bairro do Jabaquara para abrigar a nova unidade do projeto não foi por acaso. Levantamento da Fundação Seade revela que a região conta com uma população de 37 mil jovens (10 a 19 anos) e uma proporção de 7,48% de mães com 14 a 17 anos de idade no total de bebês nascidos vivos.

Um dos motivos do sucesso da Casa do Adolescente é a parceria entre Governo Estadual, prefeituras e entidades sociais. A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) cede o espaço, sendo responsável pelos educadores e profissionais administrativos; a Secretaria de Estado da Saúde realiza a capacitação dos recursos humanos e fornece os medicamentos do Dose Certa; à Secretaria Municipal de Saúde cabe fornecer os equipamentos médicos hospitalares, os recursos humanos e encaminhar os adolescentes das Unidades Básicas de Saúde.

“O lado emocional das jovens precisa ser muito bem cuidado nessa idade. Na nova unidade terão um espaço de debates”, destacou a secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro.

O PEFI, local da sexta Casa, fica em meio a uma reserva de mata atlântica com 167 mil m², no km 11,5 da rodovia dos Imigrantes. O parque é administrado pela Seads e oferece gratuitamente atividades esportivas, culturais e profissionalizantes, além de prestação de serviços à comunidade, como acesso a Internet e solicitação de documentos e certidões.

Gravidez no Estado

O Estado de São Paulo reduziu os casos de gravidez na adolescência em 28%. É o que demonstram da Secretaria de Estado da Saúde. Em 2004 houve 106.737 mulheres menores de 20 anos grávidas. Já em 1998, quando a política de abordagem aos adolescentes foi alterada, foram 148.019.

“Esta nova unidade servirá de forte instrumento para que os casos de gravidez na adolescência na região sofram redução, como vem acontecendo no restante do Estado”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Assessoria de Imprensa da Seads