Desenhista Getúlio Delphin será homenageado na Biblioteca de São Paulo

Desenhista carioca participa do Sábado da Memória das Artes Gráficas

sex, 12/11/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Biblioteca de São Paulo, espaço cultural do Governo administrado em parceria com a Poiesis – Organização Social de Cultura, homenageia o desenhista Getúlio Delphin neste sábado, 13. A homenagem faz parte do programa Sábados da Memória das Artes Gráficas.

Natural do Rio de Janeiro, Getúlio Delphin estreou na Rio Gráfica Editora aos 15 anos, desenhando capas e quadrinhos para histórias de Capitão Marvel, Cavaleiro Negro, Fantasma e Mandrake, entre outros. Trabalhou ainda para as editoras La Selva e Outubro, além de desenhar histórias para a TV Record. Em 1994, Getúlio ganhou o 10º Prêmio Angelo Agostini na categoria Mestre do quadrinho nacional e em 2000 recebeu o título de Grande Mestre dos Quadrinhos do Troféu HQMix.

O depoimento de Getúlio Delphin, assim como o dos demais que já passaram pela BSP, será gravado e transcrito para gerar cadernos biográficos vendidos a preço de custo na Biblioteca. A homenagem não termina aí: Getúlio também deixará a marca de sua mão em uma lajota de concreto a ser aplicada num totem da fama dentro da Biblioteca.

Com esta ação, a Biblioteca de São Paulo espera, em pouco tempo, deixar registrado um abrangente histórico dessa importante arte, que pouco foi preservada. Seus protagonistas serão os artistas e todos aqueles que de alguma forma colaboraram para o crescimento dessa arte no Brasil.

O evento é gratuito. A entrada na BSP é feita mediante apresentação das carteirinhas de visitante ou usuário, que podem ser solicitadas na recepção.

Serviço
Sábados da Memória das Artes Gráficas – Getúlio Delphin
Dia 13 de novembro, às 14 horas
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2089-0800
Site: www.bibliotecadesaopaulo.org.br  
Blog: www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com
Twitter: www.twitter.com/spbiblioteca

Da Biblioteca de São Paulo