Desenhista brasileiro da Marvel e DC ensina alunos de SP a ilustrar super-heróis

Transmissão online também teve um bate-papo com o secretário da Educação e uma aluna premiada em concurso da rede

qua, 06/05/2020 - 18h17 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

Nesta terça-feira (5), alunos e professores da rede estadual acompanharam, pelo Centro de Mídias de São Paulo, uma aula de como desenhar super-heróis com o desenhista brasileiro de histórias em quadrinhos Geraldo Borges.

Geraldo possui mais de 20 anos de carreira e trabalha com as principais editoras de quadrinhos norte-americanas, como Marvel, DC, Dark Horse e Dynamite, desenhando personagens como Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Homem-Aranha, Wolverine e Darth Vader.

Antes de iniciar a aula, o secretário da Educação, Rossieli Soares, conversou com o quadrinhista e também com a aluna Emily Mayumi Okuno do Amaral, da Escola Estadual José Pires Alvim. A estudante foi vencedora, juntamente com seus colegas Erick, Isabela, Luis, e Saulo, do concurso Escola em Quadrinhos, promovido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa.

Emily se destacou pelas ilustrações e recebeu elogios do profissional. “Se desenhasse igual a ela com 14 anos, com certeza, eu teria começado muito mais cedo a trabalhar com desenho”, afirmou Geraldo sobre o talento da estudante do 9º ano.

Trajetória

A respeito da carreira como desenhista, Geraldo Borges contou que sempre gostou de ler quadrinhos e de desenhar, mas via isso como um sonho distante. Ele se formou em Engenharia Civil, já que na época da faculdade não havia cursos voltados para as artes em sua cidade, Fortaleza. Anos depois, ele teve o apoio da esposa e filhas para se reinventar e mudar a carreira.

O artista ainda relatou duas experiências marcantes na vida profissional. Uma foi quando desenhou a Mulher Maravilha pela primeira vez e inseriu suas filhas como as personagens sendo resgatadas pela heroína. A mais recente consistiu no desafio de desenhar o Darth Vader. Por se tratar de um personagem com muitos fãs, ele contou que teve que estudar muito os detalhes do vilão de Star Wars para poder reproduzi-lo com fidelidade.

Técnicas

Partindo para aula, Geraldo Borges ensinou técnicas para desenhar super-heróis, por meio de um passo a passo do Homem-Aranha. Confira algumas dicas:

– Dinamismo e energia: Tenha em mente que super-heróis se comportam diferentes de pessoas comuns e suas expressões são sempre mais exageradas. Para isso utilize curvas para construir a base do seu desenho.

– Formas básicas: Na estrutura do seu desenho, utilize formas geométricas como círculo para ombros, cilindros para braços e pernas e triângulos para pés e mãos.

– Detalhes pessoais do personagem: Super-heróis diferentes possuem características diferentes. Estude e busque detalhes do personagem que deseja reproduzir. O Homem-Aranha, por exemplo, possui uma forma física mais magra e tem diversos detalhes em seu uniforme.

– Autoria: Não esqueça de assinar seu trabalho e, se quiser, coloque a data, para que no futuro você possa ver como suas habilidades evoluíram.

Para finalizar, Geraldo e Emily responderam perguntas e deram dicas para os alunos. Ambos destacaram que desenhar é um processo que exige dedicação e paciência. “É importante você tentar até a hora que você considerar que aquilo é o seu melhor”, encorajou Emily.

“Uma única página de quadrinhos, em média, leva em torno de oito a dez horas de trabalho”, revelou Geraldo Borges sobre a rotina de trabalho. O dia a dia do artista ainda é dividido com trabalhos de professor em escola de desenho e quadrinhos, Quadriños, localizada em Santiago, no Chile, onde ele vive, e também com sua agência ArtistGO, que representa vários desenhistas da América Latina para os Estados Unidos.