Descubra os encantos da aconchegante Atibaia, a apenas 70 km da capital

Cidade proporciona natureza, lazer, turismo, gastronomia, cultura e esportes radicais

qui, 29/05/2014 - 9h06 | Do Portal do Governo

Apenas 70 km de distância separam a capital do Estado e o município de Atibaia. Marcado por belezas naturais e atrativos culturais, o destino paulista é uma boa opção para passar um delicioso final de semana ou feriado prolongado.

Encravada em um conjunto de serras de Mata Atlântica que facilitam a circulação dos ventos, a cidade oferece ar sempre limpo e convida seus visitantes a um passeio em um dos parques que a cercam. No Complexo Natural Monumento Estadual da Pedra Grande e no Parque Grota Funda, é possível praticar voo livre, desfrutar de trilhas para ecoturismo e educação ambiental, ou esquecer do tempo no Mirante, que oferece vista para outros sete municípios vizinhos.

Já no Parque Municipal Edmundo Zanoni, famílias e casais podem conferir o Salão do Artesão, o Museu de História Natural e ainda aproveitar a paisagem que combina um jardim japonês e o lago com pedalinho.

A ruralidade também é parte importante do local, traduzida nos passeios de charrete ou a cavalo e nas fazendas históricas e alambiques artesanais. Além disto, Atibaia é famosa pela realização da Festa das Flores e do Morango no mês de setembro. Embora este seja o principal evento do ano, a cidade também possui uma rica programação para os outros meses.

Em janeiro, os visitantes conferem o maior festival de cultural tradicional e folclore do Estado de São Paulo. No mês seguinte, o Carnaval com Bonecos agita as ruas e faz sucesso entre os foliões. Com a chegada do frio em julho, a região também oferece o Festival de Inverno com comidas e bebidas para aquecer os corações dos turistas. E para os amantes da prática de esportes radicais, o mês de outubro proporciona um festival regado a adrenalina pura.

O Museu Municipal João Batista Conti possui um acervo histórico do Brasil Colônia, Império e República. Funciona na antiga Casa de Câmara e Cadeia Municipal construída em 1836 e é de grande beleza arquitetônica, tombada como patrimônio pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)e Condephaat (Condephaatonselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Outros pontos turísticos também são passagem obrigatória, como o Teleférico, a Igreja Matriz de São João Batista, o Museu João Batista Conte, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Santuário Schöenstatt, o Lago do Major, o Centro Histórico com seus casarões e o Mercado Municipal.

Para chegar à cidade de temperatura anual média de 19º C a partir da capital, o motorista pode utilizar as rodovias Fernão Dias (BR-381) e Dom Pedro I (SP-065). Já para quem vem do triângulo mineiro ou do centro-oeste do país, o complexo rodoviário Anhanguera/Bandeirantes é um bom caminho. Outra opção é chegar pela Via Dutra, responsável pela ligação da Região Metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba ao Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Do Portal do Governo do Estado