Descubra Eldorado com belas cavernas e cachoeiras

Local é considerado a Amazônia Paulista, por sua exuberante riqueza natural

sex, 01/07/2016 - 20h33 | Do Portal do Governo

A estância turística de Eldorado está localizada a 295 km da capital e faz parte do Circuito Vale do Ribeira e Cavernas da Mata Atlântica. O local é considerado a Amazônia Paulista, por sua exuberante riqueza natural. A cidade é uma boa opção para a prática de esportes de aventura e o ecoturismo.

Famosa por suas cavernas, a principal delas é a Caverna do Diabo, também conhecida como Gruta da Tapagem. Apontada como uma das mais belas do mundo abertas à visitação e a segunda maior unidade de preservação natural do Estado, tem oito quilômetros de extensão mapeados, dos quais 600 metros têm infraestrutura para o turismo como escadas, iluminação e passarelas.

Há diferentes tipos de passeios, um deles – de nível fácil – é indicado aos que não praticam ecoturismo e tem duração média de 50 minutos. Nele, por meio de uma visita monitorada, os turistas podem desbravar a trilha do Araçá. A recompensa, além dos encantos da própria Caverna, é avistar três quedas d’água, duas formam poços de águas cristalinas boas para um mergulho.

Aos mais aventureiros, a trilha para o Mirante do Governador é uma boa pedida. Com nível médio de dificuldade, é preciso 2 horas e 30 minutos para completar o percurso. Do alto, os visitantes podem apreciar uma vista panorâmica do Vale do Ribeira. Vale lembrar que a caverna conta com escadarias, corrimões e iluminação, o que facilita o acesso mesmo para quem tem dificuldade de locomoção. No Centro de Visitantes há exposição temática sobre o ecossistema da Mata Atlântica e suas cavernas.

Outras atrações
Em 1993, a cidade de Eldorado foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Reserva da Biosfera do Patrimônio Mundial. Cerca de 30% do território é ocupado por Unidades de Conservação como o Parque Estadual do Jacupiranga e o Parque Estadual Intervales, que são áreas destinadas a preservação da Floresta Atlântica.

Para quem gosta de caminhar, a dica são as trilhas. Uma das mais procuradas é a trilha do Vale das Ostras que tem cerca de seis quilômetros e passa por diversas cachoeiras das mais variadas forma e tamanhos até chegar ao ponto mais alto do roteiro: a Queda de Meu Deus, com 53 metros de altura.

Outro passeio imperdível leva até o Mirante do Cruzeiro, uma montanha com 510 metros de altitude. Em dias claros, é possível ver o mar, as cidades da região e o curso do rio Ribeira. O trecho, apesar de curto (1,5 quilômetro), exige muito fôlego, pois tem fortes inclinações.

As opções não param por aí. A Trilha do Bugio, com cerca de cinco quilômetros, passa pela Cachoeira do Araçá e pelas Grutas do Rolado III e II. Durante a caminhada, o turista poderá ver trechos com mata em estado de regeneração e, o que é melhor, nativa.

Do Portal do Governo do Estado