Descubra como você pode se tornar um doador

Você pode ajudar alguém doando sangue, órgãos, ou, simplesmente, um pouco de seu tempo

qui, 02/07/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Muitos pacientes em hospitais precisam de transfusão de sangue, de um órgão para transplante ou simplesmente de 5 minutos de conversa. O que muitos não sabem é que todos estão aptos a ajudar, inclusive você. Existem diversos espaços que aceitam doações de órgãos e de sangue e que realizam programas para voluntários ajudarem os profissionais no tratamento destas pessoas.

Órgãos

Em junho, o Estado de São Paulo recebeu uma boa notícia em relação à doação de órgãos: de janeiro a maio, o número de doações cresceu 63,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. “O fato desta tendência de aumento se manter é importante, porque milhares de pessoas que estão na fila dependem do transplante para salvar suas vidas”, diz Luiz Augusto Pereira, coordenador da Central de Transplantes da Secretaria de Saúde.

Além da doação após morte encefálica, existe também a possibilidade de doação em vida de alguns órgãos – são eles: rim, medula óssea e parte do fígado ou do pulmão. Pode ser doador toda pessoa que tiver parentesco consangüíneo de até quarto grau com o indivíduo que receberá o órgão ou que apresentar autorização judicial, dispensada no caso de transplante de medula óssea.

No caso de morte encefálica, a família deve autorizar a doação que pode abranger coração, pulmões, fígado, rins, pâncreas e intestino, córneas, partes da pele não visíveis, ossos, tendões e veias.

Para mais informações, contate a Central de Transplantes de São Paulo  e-mail ctrans@saude.sp.gov.br.

Sangue

Um gesto ainda mais simples e que pode ajudar muito é a doação de sangue. Principalmente durante a época de frio, os hemocentros têm dificuldades para encontrar doadores, enfrentando uma queda, em média, de 30% em seus estoques.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado, alimentado e ter dormido, no mínimo, seis horas.

A Fundação Pró-Sangue, na capital, possui quatro postos de coleta, um deles, o posto Clínicas, atende todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

Para obter mais informações o Disque Pró-Sangue atende pelo 0800-55-0300 e para consultar os postos todo o Estado, basta acessar www.saude.sp.gov.br.

Voluntariado

Existe outro tipo de doação que pode ser essencial para quem está internado nos hospitais: o voluntariado. Uma doação de tempo, carinho e dedicação que pode render bons sorrisos e, principalmente, bons resultados na recuperação do paciente.

Conheça abaixo alguns dos programas do Governo de SP e participe!

Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS

O Leia Comigo, iniciativa da Secretaria da Cultura e da Saúde, mantém no centro atendimento, livros para empréstimo, que são administrados pelos voluntários. Atualmente, são cerca de 15 pessoas trabalhando, com idade entre 45 e 60 anos, de segunda a sexta das 8h às 21h. “O projeto estimula a leitura, não só nos pacientes, mas nos acompanhantes e na comunidade em geral, que pode ‘pegar’ os livros sem restrições”, diz a coordenadora , Sônia Regina Conceição. Por mês, são emprestados de 100 a 120 livros.

Na Brinquedoteca, espaço dentro da pediatra, crianças que vão passar em consultas ou são acompanhantes encontram diversos brinquedos para se distraírem. Por mês, uma média de 100 a 120 crianças brincam no espaço. Os voluntários, que cumprem 4 horas semanais, desenvolvem as atividades durante todo o funcionamento do hospital, de segunda a sexta das 9 às 18h. O projeto tem hoje 16 voluntários. “As crianças ficam sem o estresse da espera. A gente costuma falar que não vê mais crianças chorando, só para ir embora da brinquedoteca”, revela a supervisora do espaço, Maria Cristina Martinez.

Se você quer ser um voluntário dos programas, é só ir até o CRT DST/Aids e preencher uma ficha de inscrição. Os telefones para informações são: (11) 5087-9878 (Brinquedoteca) e (11) 5087 9869/9868 (Leia Comigo).

VerSocial – Voluntariado do Emílio Ribas

O espaço realiza não só programas como capacita voluntários para atendimento e trabalhos com pacientes. São capacitados de 100 a 120 voluntários por ano. Atualmente, cerca de 280 que trabalham 2 horas por semana em diversos projetos, como arteterapia (tratamento terapêutico através da pintura), artesanato com material reciclado, meditação, massoterapia e de leitura.

Neste último, o projeto Leitura Solidária leva a contação de histórias aos leitos. “O projeto começou quando ganhamos livros do programa Leia Comigo”, diz a coordenadora do voluntariado do hospital Glória Brunetti.

Outro trabalho voluntário que chama a atenção no hospital é o de cuidados paliativos, isto é, atendimento aos pacientes terminais. Voluntários conversam com os pacientes e acompanham a evolução dos casos e suas solicitações.

Para ser um voluntário no instituto é preciso se inscrever no site www.versocial.org.br. O interessado assiste a uma palestra que expõe o trabalho que terá no hospital e confirma sua participação com o preenchimento de uma ficha para o treinamento e entrevista com dirigentes do espaço. O telefone para mais informações é (11) 3896-1436.

As maternidades do Estado, Hospital e Maternidade Interlagos, Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros e Hospital Geral de Taipas, recebem voluntárias para acompanharem as gestantes das unidades. Elas auxiliam as futuras mamães antes, durante e após o parto. São as chamadas doulas. As interessadas precisam ser mulheres que já tiveram a experiência da maternidade e devem se inscrever nos próprios hospitais.

Serviço

Central de Transplantes de São Paulo
e-mail: ctrans@saude.sp.gov.br
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar
De segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h
Disque Pró-Sangue: 0800-55-0300

CRT DST/Aids
Rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana
Tel.: (11) 5087 9878 (Brinquedoteca) e (11) 5087 9869/9868 (Leia Comigo)

Voluntariado do Instituto Emílio Ribas
www.versocial.org.br
Tel.: (11) 3896-1436

Doulas
Hospital e Maternidade Interlagos
Tel.: 5668-1290
Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros
Tel.: 2694-0989, ramal: 284
Hospital Geral de Taipas
Tel.: 3973-0406Posto Clínica – Fundação Pró-Sangue