“Descubra a orquestra” leva mais de dois mil alunos a concertos

Apresentações fazem parte do programa Descubra a Orquestra, parceria entre a Fundação Osesp e a Secretaria de Educação

qui, 20/05/2010 - 10h24 | Do Portal do Governo

Nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/04), mais de dois mil alunos de escolas da rede pública estadual da Grande São Paulo passarão pela Sala São Paulo para assistir a concertos da Orquestra Sinfônica do Estado (Osesp) e da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp). As apresentações fazem parte do programa Descubra a Orquestra, parceria entre a Fundação Osesp e a Secretaria da Educação.

“Os estudantes poderão conhecer o que há de melhor na música erudita. A proximidade com o estilo fortalecerá o desenvolvimento cultural desses jovens e da comunidade escolar”, afirma o secretário da Educação Paulo Renato Souza.

Nesta quinta-feira, 680 alunos de escolas pertencentes às diretorias de ensino de Mauá, Mogi das Cruzes, Norte 1, Osasco, São Bernardo do Campo e Sul 3 assistirão a um ensaio aberto da Osesp. Na sexta-feira, outros 1.560 alunos das diretorias de ensino Centro, Centro Oeste, Guarulhos Norte, Leste 1, Leste 2, Leste 5, Norte 2, Santo André, Taboão da Serra, Carapicuíba e Mogi das Cruzes assistirão a um concerto didático com a Osusp. O transporte e o lanche dos alunos são oferecidos pela secretaria.

Aluno da 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Profª Didita Cardoso Alves, localizada no município de Carapicuíba, na Grande São Paulo, Guilherme Luiz Lacerda, de nove anos, nunca assistiu a uma orquestra ao vivo. “Já vi na TV, já ouvi no rádio, mas ao vivo nunca”, diz o estudante, que na sexta-feira assistirá ao seu primeiro concerto. “Acho legal como eles tocam, obedecendo os movimentos do maestro. Gosto de música e espero aprender sobre a orquestra e os instrumentos”, acrescenta.

Sobre o Descubra a Orquestra 

O programa Descubra a Orquestra tem o objetivo de despertar nos jovens o gosto pela música orquestral. As apresentações são preparadas especialmente para o público estudantil e definidas de acordo com a faixa etária dos alunos que assistirão ao espetáculo. Além disso, a iniciativa oferece um curso gratuito para professores que tenham interesse em aprender a desenvolver atividades musicais em sala de aula. Só em 2009, participaram do programa mais de 40 mil alunos.

Da Secretaria da Educação