Desarticulação de gangues colabora com a queda nos sequestros relâmpago

Delegacia especializada registra declínio no número de boletins de ocorrência e faz alerta a população

dom, 27/05/2012 - 10h40 | Do Portal do Governo

O sequestro relâmpago é uma modalidade de crime que vem sendo fortemente combatida pela polícia do Estado de São Paulo. Em novembro de 2011 foi criada uma delegacia especializada na capital paulista, que vem registrando queda acentuada no número de boletins de ocorrência. “Com a desarticulação da gangue das loiras e da gangue da BMW fazemos com que pelo menos 26 sequestros relâmpago deixem de acontecer todos os meses”, explica o delegado Alberto Pereira Matheus Junior, titular da 3ª Delegacia da Divisão Antissequestro, que pertence ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.

O delegado destaca que um grande número de vítimas é abordado dentro de estacionamentos de grandes estabelecimentos como shoppings e supermercados. “Esses estabelecimentos dão uma falsa sensação de segurança. Os criminosos procuram dinheiro e facilidade, por isso as pessoas precisam ficar atentas”. Ele ainda ressalta que os sequestradores costumam seguir suas vítimas: “o criminoso geralmente vê o carro da vítima e a segue dentro do shopping para observar o que ela vai comprar”, completa. 

Esse tipo de crime pode acontecer a qualquer hora do dia, sendo que 70,7% ocorrem no período entre 18h e 23h59 e 22% entre 12h e 17h59. Portanto é preciso estar atento: “se perceber qualquer movimentação estranha, comunique a segurança do estabelecimento e a polícia”, alerta o delegado.

Do Portal do Governo do Estado