Des. Social: Renda Cidadã beneficia 150 mil famílias, através de gestão eficiente de monitoramento

Projeto atinge 644 municípios do Estado

seg, 13/02/2006 - 13h09 | Do Portal do Governo

O Programa Renda Cidadã passa a atender, a partir de fevereiro, 150 mil famílias em todo o Estado de São Paulo, antecipando a meta proposta até dezembro de 2006.

Coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) o programa atende famílias de baixa renda com uma bolsa temporária de R$ 60,00/ mês. O benefício é pago por meio de cartão magnético da Nossa Caixa durante 12 meses, prorrogáveis por igual período. O foco do programa é a participação dessas famílias em ações que permitam a melhoria de qualidade de vida de cada indivíduo. O Renda Cidadã foi criado em setembro de 2001 e já beneficiou cerca de 1,1 milhão de pessoas por meio da participação em atividades socioeducativas, desenvolvidas pelas prefeituras em parceria com a Seads.

A cada três meses, a coordenação do programa recebe informações sobre as atividades com base nos relatórios enviados pelas 26 diretorias regionais da Seads que abrangem todas as administrações municipais do Estado de São Paulo. É feita a análise da freqüência e do aproveitamento nas reuniões realizadas periodicamente com as famílias por profissionais de várias áreas. As atividades incluem debates sobre direitos humanos, saúde da mulher, uso de drogas, educação de filhos, violência doméstica, gravidez precoce, planejamento familiar, relacionamentos e comportamento dentro da sociedade, higiene pessoal, cursos de capacitação e geração de renda, como corte costura, culinária, panificação, construção civil, agricultura, artesanato e consertos domésticos (elétrica, hidráulica e pintura). Dessa forma o Renda Cidadã cumpre o objetivo de propiciar não só um apoio financeiro, mas promover o  acompanhamento e a orientação para o desenvolvimento e a auto-estima de cada indivíduo do grupo e sua inclusão social.

Atenta a todos esses resultados, a secretária Estadual da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, ressalta: “O nosso grande foco é a preocupação com a qualidade e os resultados, ou seja, a melhoria das condições de vida dessa população, na saúde, educação e no relacionamento familiar e social , oferecendo oportunidades básicas para o seu desenvolvimento”.

A Seads possui o cadastro com nome e endereço de todas as 150 mil famílias beneficiadas atualmente pelo Renda Cidadã. Elas recebem visitas periódicas das assistentes sociais das prefeituras, responsáveis pelo cadastro e acompanhamento da família, verificando vacinação das crianças, freqüência escolar e acompanhamento de idosos e gestantes.

Assessoria de imprensa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social