DERSA monitora comportamento animal para preservar o meio ambiente

De mamíferos de grande porte a peixes, fauna recebe cuidados que incluem identificação e acompanhamento nas áreas de obras

sex, 16/12/2016 - 10h01 | Do Portal do Governo

A DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S/A) monitora o entorno das obras para calcular os impactos na fauna e flora. No litoral norte paulista uma câmera noturna registrou o segundo maior felino das Américas, a onça parda. A ação busca identificar comportamentos de várias espécies, e é executada durante todo o período de instalação do empreendimento. Com informações detalhadas é possível encontrar alternativas para minimizar os impactos e preservar a vida na natureza.

O trabalho inclui também outros monitoramentos específicos, como mamíferos de pequeno, médio e grande porte, morcegos, aves, répteis, anfíbios e peixes, entre outros. A medida foi tomada diante da grande diversidade espécies na região e antes mesmo do início das obras, as equipes da DERSA iniciaram a investigação sobre o comportamento animal.

No decorrer das várias etapas das obras, os biólogos estão verificando a ocorrência de possíveis alterações populacionais, comportamentais e reprodutivas nos diferentes grupos de fauna. As espécies presentes nas áreas de influência das obras são identificadas, o que permite ampliar o conhecimento sobre suas comunidades.

São selecionados locais específicos próximos do traçado do empreendimento e as campanhas são realizadas em períodos quadrimestrais. Para capturar ou registar os animais, são utilizadas armadilhas seguras e recomendadas para esse tipo de ação, redes, câmeras com sensores, parcelas de areia para identificação de pegadas, entre outros equipamentos que propiciam a identificação e, quando possível, a marcação dos espécimes.

Diagnóstico
O monitoramento de fauna é importante também para estabelecer parâmetros e avaliar espécies sensíveis que possam indicar o grau de alterações ambientais ocorridas nas diferentes áreas durante as fases de construção e operação do empreendimento. Além disso, identifica também ações de caça silvestre nos pontos monitorados, gera base de dados para comparações de longo prazo e permite fundamentar propostas de ações e medidas visando controlar e manter em boas condições o habitat natural das espécies localizadas.

As câmeras com sensores, chamadas de câmeras trap, são amplamente utilizadas pelas equipes que atuam nas atividades de monitoramento e levantamento de fauna. Modernos e de ótima resolução, os equipamentos não são invasivos e colaboram nos registros da fauna estudada. No monitoramento realizado em novembro passado, as filmagens identificaram, entre outros animais, um veado-catingueiro, cervídeo nativo da Mata Atlântica; uma anta, que é o maior mamífero terrestre do Brasil e necessita de áreas amplas e preservadas; e a suçuarana, grande carnívoro caçador de animais como antas e veados. Os registros comprovam a boa qualidade ambiental na região, mostrando assim que os animais que compõem a delicada estrutura da cadeia alimentar da natureza. Também demonstram que até o momento a implantação das obras não afetou a fauna da região estudada.

Do Portal do Governo do Estado