DERSA entrega novo embarcadouro da travessia Santos/Guarujá

Operação embarque/desembarque pela nova gaveta é feita em apenas cinco minutos

ter, 08/12/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A terceira gaveta do atracadouro do Guarujá está liberada desde terça-feira, 1, para receber as sete balsas que fazem a linha Santos/Guarujá. Equipada com um moderno sistema de acionamento com pistão hidráulico, permite que a operação embarque/desembarque seja feita em apenas cinco minutos.

A gaveta tem cais de concreto de 40 metros e uma rampa de 20 metros de comprimento por 10 metros de largura e começou a ser construída após o acidente ocorrido no final de julho, quando um navio danificou o atracadouro e impediu a utilização de suas duas gavetas. Desde então, a operação estava restrita ao flutuante, o que causava atraso no embarque/desembarque das balsas.

As duas gavetas do atracadouro avariadas pela colisão estão sendo reconstruídas por 80 funcionários, que se revezam dia e noite para entregar toda obra até o final de janeiro de 2010. A embarcação FB-24, também danificada pela colisão, está sendo totalmente reconstruída e deve entrar em operação até meados desse mês.

O acidente

No dia 23 de julho, o navio de bandeira chinesa Zhen Hua 27 saía do porto, quando, ainda no canal, perdeu o controle e atingiu o lado direito da frente da balsa FB-24, que, lotada, com 62 veículos, aguardava a passagem do barco. Os dois atracadouros (do tipo gavetas, feitos de concreto armado) foram totalmente danificados.

Quase um mês após o acidente, depois de concluídas as perícias técnicas da Capitania dos Portos, da Dersa, da Internacional Marítima e dos proprietários do navio é que a balsa FB-24 foi liberada, para reforma, em 21 de agosto.

Da Dersa