DER leva Cidade Portinho Itinerante a Taubaté

Cerca de mil crianças receberão orientações de como evitar acidentes nas rodovias

dom, 16/11/2008 - 18h43 | Do Portal do Governo

Na próxima semana, a Cidade Portinho Itinerante chegará à região de Taubaté. A ação, que está sendo realizada pelo DER – Departamento de Estradas de Rodagem, órgão vinculado à Secretaria dos Transportes, em parceria com a Porto Seguro Seguros, será realizada entre os dias 17 e 21 de novembro, pela Divisão Regional do DER de Taubaté. Cerca de mil alunos da região participarão do projeto.

A solenidade de abertura do programa será realizada no dia 17, às 14h, na Regional do DER de Taubaté, Rua Armando de Moura, 41 – Jardim Silvia Maria. A ação, que conta ainda com o apoio da Volkswagen Caminhões e Prefeitura de Itapetininga, já atendeu cerca de 30 mil alunos em todo o Estado de São Paulo.

Cidade Portinho

A Cidade Portinho Itinerante foi criada em 2005 em São Paulo, no bairro da Mooca. Em uma área de 250 m², as crianças recebem aulas teóricas e aprendem na prática como se portar à direção, levando “multas” fictícias quando não cumprem as leis de trânsito. O projeto, que atende crianças de  5 a 11 anos, conta com monitores especializados que, além de orientá-las, exibem um vídeo educativo com as principais regras de trânsito e discutem temas específicos das rodovias. No fim das atividades, as crianças recebem uma revista de histórias em quadrinhos e a carteira de habilitação mirim.

As informações aos visitantes da Cidade Portinho Itinerante são adequadas de acordo com as características de cada região. Para isso, o DER disponibilizou um veículo de inspeção para que as crianças possam conhecer um pouco mais do trabalho das Unidades Básicas de Atendimento – UBAs. Assim, os alunos passarão a desenvolver desde cedo o respeito às regras de trânsito e incentivar os pais a agirem da mesma forma.

Objetivo do projeto é desenvolver nos alunos, desde cedo, o respeito às regras de trânsito e incentivar os pais a agirem da mesma forma. Campanhas nesse sentido são realizadas pelo DER desde 2003.

Serviço:

Abertura da Cidade Portinho Itinerante em Taubaté
Dia 17, segunda-feira
Horário: 14h
Local: Regional do DER de Taubaté
Rua Armando de Moura, 41 – Jardim Silvia Maria.

Da Secretaria dos Transportes