DER ensina regras de trânsito para crianças

Cerca de 1.500 crianças vão aprender como se comportar ao volante

seg, 28/09/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria dos Transportes, vai levar a Cidade Portinho Itinerante para a cidade de Itapetininga. A ação, que vai ensinar regras de trânsito para cerca de 1.500 crianças, começa nesta segunda-feira, 28, e vai até 2 de outubro. O evento é realizado em parceria com a prefeitura e as empresas Porto Seguros e Volkswagen Caminhões. 

Cidade Portinho  

Desde a sua implantação, em 2005, o projeto já atendeu aproximadamente 40 mil alunos em todo o Estado de São Paulo. As crianças recebem aulas teóricas e aprendem na prática como se comportar ao volante, levando “multas” fictícias quando não cumprem as leis de trânsito. O projeto, que atende crianças de 5 a 11 anos, conta com monitores especializados que, além de orientá-las, exibem um vídeo educativo com as principais regras de trânsito e discutem temas específicos das rodovias. No fim das atividades, as crianças recebem uma revista de histórias em quadrinhos e a carteira de habilitação mirim. 

Os visitantes da Cidade Portinho Itinerante recebem informações de acordo com às características de cada região. Para isso, o DER disponibiliza um veículo de inspeção para que as crianças possam conhecer um pouco mais do trabalho das Unidades Básicas de Atendimento – UBAs. A intenção é despertar desde cedo a atenção dos alunos às regras de trânsito, além de incentivar seus pais a agirem da mesma forma. Campanhas nesse sentido são realizadas pelo DER desde 2003. 

A Cidade Portinho Itinerante está percorrendo as 14 unidades regionais do DER. Já foram atendidos alunos da rede pública de ensino nas regiões de Taubaté, Campinas, Rio Claro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Assis, Araçatuba, Itapetininga, Bauru, Cubatão, Presidente Prudente e Barretos.

Do DER