DER dá dicas de segurança no trânsito para alunos de Bertioga

Crianças aprendem como se portar à direção e recebem multas fictícias se não cumprirem as leis de trânsito

ter, 27/10/2009 - 13h30 | Do Portal do Governo

O projeto Cidade Portinho Itinerante chega à região de Bertioga. A ação, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria dos Transportes, teve início nesta terça-feira, 27 e vai até sexta-feira, 30. A expectativa é de que cerca de 1.000 estudantes da rede pública participem do projeto. 

Cidade Portinho 

Desde a sua implantação, em 2005, o projeto já atendeu aproximadamente 40 mil alunos em todo o Estado. As crianças recebem aulas teóricas e aprendem na prática como se portar à direção, levando “multas” fictícias quando não cumprem as leis de trânsito. O projeto, que atende crianças de 5 a 11 anos, conta com monitores especializados que, além de orientá-las, exibem um vídeo educativo com as principais regras de trânsito e discutem temas específicos das rodovias. No fim das atividades, as crianças recebem uma revista de histórias em quadrinhos e a carteira de habilitação mirim. 

Os visitantes da Cidade Portinho Itinerante recebem informações pertinentes às características de cada região. Para isso, o DER disponibiliza um veículo de inspeção para que as crianças possam conhecer um pouco mais do trabalho das Unidades Básicas de Atendimento – UBAs. A intenção é despertar desde cedo a atenção dos alunos às regras de trânsito, além de incentivar seus pais a agirem da mesma forma. Campanhas nesse sentido são realizadas pelo DER desde 2003. 

A Cidade Portinho Itinerante está percorrendo as 14 unidades regionais do DER. Já foram atendidos alunos das redes estadual e municipal de ensino nas regiões de Taubaté, Campinas, Rio Claro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Assis, Araçatuba, Itapetininga, Bauru, Cubatão, Presidente Prudente e Barretos. 

Do DER