Depois de 33 anos, um transatlântico atraca em São Sebastião

Foi no dia 20 de janeiro, aniversário da cidade

qui, 29/01/2009 - 10h33 | Do Portal do Governo

O dia 20 de janeiro é feriado em São Sebastião. Este ano, além do aniversário, a cidade teve algo mais a comemorar: a chegada do Island Scape, o primeiro grande navio de cruzeiro marítimo a ancorar em suas águas depois de longa temporada (o último visitante desse porte foi o Anna Nery, em 1975). Diferente das escalas em Ilhabela, ali ao lado, onde os navios ficam ancorados no meio do canal, em São Sebastião o cruzeiro atracou no Porto, o que pode significar que a cidade entrou de vez na rota do turismo marítimo.

A comunidade comemorou. Com capacidade para 1,8 mil passageiros, além de 600 tripulantes, o navio permaneceu no Porto do município das 8 às 14 horas. A recepção festiva aos passageiros desembarcados foi na Rua da Praia, onde se misturavam estandes de operadores de viagens turísticas, grupos folclóricos vestidos a caráter, bandas musicais, índios tupis-guaranis da Reserva do Rio Silveiras e, claro, as autoridades do município.

A visita do transatlântico foi uma operação piloto promovida pela Companhia Docas de São Sebastião, vinculado à Secretaria dos Transportes, em parceria com a prefeitura. Faz parte do Plano Integrado Porto-Cidade, lançado em 2007, que visa a desenvolver o Porto de São Sebastião e prevê a implantação de infraestrutura que o capacite a receber navios de grande porte transportando contêineres, veículos, etanol e off shore, a criação de uma estação com heliporto para recepção de passageiros, além de envolver a expansão dos acessos rodoviários e dutoviário.

De acordo com Frederico Bussinger, diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, “o litoral norte tem grande potencial turístico e o Porto de São Sebastião está-se preparando, em parceria com a prefeitura, para se tornar uma base para atendimento de toda a região e entrar na rota dos grandes navios de cruzeiros que hoje navegam pelo litoral brasileiro”.

Para essa nova fase, foram investidos R$ 1,5 bilhão no Porto e R$ 5,5 bilhões no complexo logístico, ou seja, no Porto, no alcooduto, nas rodovias (Tamoios mais contornos). Os investimentos no local foram todos feitos pela iniciativa privada.

O Porto de São Sebastião foi construído na década de 1940 e possui excelente infraestrutura. Diferente dos outros portos do litoral paulista, tem uma profundidade de 25 metros, o que facilita a atracação de grandes navios turísticos, como o Island Scape.

Dados da Companhia Docas de São Sebastião demonstram que a movimentação física no porto cresceu 70% em 2008, atingindo 833.578 toneladas.

De acordo com Bussinger, a expansão do porto não representa ameaça ao meio ambiente (particularmente a Enseada do Araçá). “Além dos benefícios econômicos e sociais, o próprio meio ambiente será favorecido com o projeto”, garante.

Surpresa geral – A parada no Porto de São Sebastião pegou os passageiros do Island Scape de surpresa. O casal Camargo, de Curitiba, adorou a novidade. “Vamos andar pela cidade e descobrir os encantos de São Sebastião. É nossa primeira viagem de navio e essa surpresa agradável ficará em nossa memória”, diz Raquel.

Diego Martins e Janaína Rocha também gostaram da novidade. “Estamos em lua-de-mel. A tripulação disse que iríamos ganhar um belo presente em comemoração ao nosso casamento, mas nós não esperávamos pelo passeio”, diz Janaína.

José Vagos, diretor do serviço de hotelaria do Island Scape, diz que em 25 anos de carreira é a primeira vez que o navio atracou em São Sebastião.

“Um transatlântico, como o Island Scape, é com certeza um belo presente para a cidade no dia do seu aniversário”.        

Dona Maria Inês Augusto convenceu a família inteira a viajar no transatlântico. Eles saíram de Garça, no interior do Estado, e ficaram encantados com a surpresa. “Escolhemos o passeio pelo centro da cidade porque é mais interessante”, diz Maria Inês. Os pequenos Mateus e Tiago, depois de andarem pelo centro da cidade, tomaram o tradicional sorvete de coco de São Sebastião.

Quem ficou mais feliz com o atracamento do transatlântico no município foi Sueli Gomes, proprietária do Gaivota Praia Hotel. “Essa notícia veio em boa hora. Estávamos pensando em vender a pousada, mas, com essa novidade, tenho certeza de que novos turistas virão para a nossa cidade”.

Nova fase – Frederico Bussinger diz que em meio à crise mundial, o Porto de São Sebastião está procurando identificar oportunidades, buscar nichos específicos de mercado, desses setores mais dinâmicos da economia, menos afetados pela “crise”.

No caso de São Sebastião, a Companhia das Docas está trabalhando em duas frentes: dinamização do porto a curto prazo (requalificando e maximizando o uso da infraestrutura existente) e a médio e longo prazos, expandindo o conjunto de instalações.

No esforço de dinamização, há um grande investimento em marketing, para identificar novas oportunidades, novas cargas, novos clientes. “É aí que entra o projeto de volta dos navios turísticos à cidade”, diz Bussinger.

Neste esforço compartilhado, explica o executivo, participam a Autoridade Portuária, a Marinha, a Alfândega, a Anvisa, a prefeitura e o Departamento de Estradas e Rodagem, além dos operadores turísticos.

No caso da requalificação da infraestrutura portuária, foram realizadas algumas ações como o alfandegamento do porto (que permitiu a utilização de três armazéns que nunca haviam sido utilizados), a terraplenagem da chamada “área de expansão” (que possibilitou a criação de novos pátios), a retirada da sucata afundada e a dragagem da bacia interior do Porto, deixando-a uniforme, com 7 metros de profundidade. Isso permite a utilização dos três berços anteriores – que não vinham sendo aproveitados operacionalmente há algum tempo –, demolição de dois armazéns no cais, que teve aumentada sua área operacional, a instalação de uma torre de iluminação de 30 metros, que viabilizou operações 24 horas por dia.

A Companhia das Docas está empenhada em conseguir que os contêineres voltem a ser desembarcados em São Sebastião, após vários anos. “Quando os demais portos se modernizaram, a partir dos anos 1990, os contêineres abandonaram São Sebastião, porque não havia instalações adequadas e, principalmente, equipamentos de terra. A situação começa a se modificar, pois no segundo semestre de 2008 chegaram um guindaste de cais e dois ‘reach-stackers’, diz Bussinger.

Movimentação do Porto de São Sebastião

  • Crescimento superior a 70% em 2008
  • Supera a marca de 800 mil toneladas ao longo de 12 meses
  • Movimentação em 2007: 486.567 toneladas
  • Foi de 54 % o crescimento do número de dias com berços ocupados (202, em 2008 ante 132 em 2007)
  • Em setembro do ano passado, foi registrado o pico mensal de movimentação, com 145.457 toneladas

Maria Lúcia Zanelli – Da Agência Imprensa Oficial