Departamento Hidroviário comemora Semana do Rio Tietê com navegação e exposição sobre a hidrovia

Programação acontece na região de Araçatuba e em São Paulo, e inclui concurso de frases que serão fixadas em 12 pontes da Marginal Tietê

qua, 21/09/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

Para comemorar a Semana do Rio Tietê, de 19 a 22 de setembro, o Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH) promove uma série de atividades no interior e na capital paulista sobre a importância da preservação do Tietê. Foram programadas ações de navegação no reservatório de Nova Avanhandava (Araçatuba) e a exposição “Hidrovia Tietê-Paraná”, em São Paulo.

A comemoração teve início na região de Araçatuba, com navegação e eclusagem no reservatório de Nova Avanhandava (SP). Nesta segunda-feira, 19, o passeio envolveu 480 alunos da rede pública que participaram do concurso de frases e redações sobre o rio Tietê, realizado em escolas de 43 municípios da região Noroeste de São Paulo que integram a bacia do Baixo Tietê. Do total, foram selecionadas 42 frases e 42 redações.

No dia 20, terça-feira, a navegação foi destinada aos professores das escolas que participaram do concurso, prefeitos dos 43 municípios, bombeiros, polícia ambiental, Associação dos Engenheiros e profissionais da área técnica. Na quarta-feira, 21, o passeio foi voltado a um grupo de 480 pessoas da melhor idade, e no dia 22, quinta-feira, será destinado a 480 alunos das redes de ensino municipal e estadual. Os passeios serão gratuitos.

Em São Paulo, a Semana do Tietê será celebrada com a fixação de 24 frases selecionadas no concurso da rede pública do Estado. As faixas com frases como “Tietê, para voltar a brilhar, basta o homem se conscientizar” (Natiely Santana Oliveira – Lourdes/SP) serão fixadas em 12 pontes da capital, nos dois sentidos da Marginal Tietê como Limão, Bandeiras, Aricanduva e Tatuapé, com o apoio da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET).

Também na capital paulista, o DH apresentará a exposição “Hidrovia Tietê-Paraná”, que acontece de 22 a 30, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Os 84 estudantes selecionados no concurso cultural virão a São Paulo para a abertura da exposição e, em seguida, viajarão para Salesópolis (SP) para conhecer a nascente do Rio Tietê. A exposição será inaugurada pelo diretor-presidente do Departamento Hidroviário, Casemiro Tércio Carvalho e pelo superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Alceu Segemarchi. A coordenação da mostra, que será aberta ao público das 10h às 18h, é do DH e da Frente Parlamentar das Hidrovias, parceira na iniciativa.

A exposição ‘Hidrovia Tietê-Paraná’ tem objetivo educativo e visa divulgar o funcionamento da hidrovia, seu potencial comercial e turístico, e importância para o meio ambiente. A mostra é composta por 30 painéis fotográficos que retratam a nascente e foz do rio Tietê, os terminais hidroviários de embarque e desembarque de cargas, e o aproveitamento múltiplo do rio para lazer, turismo, piscicultura, geração de energia elétrica e negócios.

Além dos painéis, a exposição traz modelos reduzidos de embarcações e cargas transportadas, maquete de terminais hidroviários intermodais, usinas e eclusas, amostras de águas colhidas em vários pontos do rio e modelos de bóias de sinalização.

A exposição integra o projeto “Tietê nas Escolas” e é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes, por meio do Departamento Hidroviário, em parceria com a Secretaria da Educação, Secretaria de Recursos Hídricos (DAEE), prefeituras, órgãos municipais de educação, AES-Tietê e Flora Tietê.

Da Secretaria de Logística e Transporte