Denuncie queimadas ilegais, balões ou relate focos de incêndio

Pequenos cuidados no cotidiano podem ajudar a preservar o meio ambiente; atenção deve ser redobrada no inverno, portanto faça sua parte e denuncie

seg, 20/06/2016 - 14h32 | Do Portal do Governo



A negligência está entre as principais causas de incêndio nas florestas. Soltar balões, fazer fogueira ou jogar bitucas nas beiras das rodovias, por exemplo, colocam a vegetação em risco. Portanto, pequenos cuidados no cotidiano podem ajudar a preservar esse bem tão necessário para a sobrevivência humana. Com a estiagem típica do outono e inverno, a atenção deve ser redobrado. No vídeo ao lado, o major Marcos de Paula Barreto alerta sobre os cuidados para evitar as queimadas.

A Defesa Civil participa da Operação Corta Fogo, uma ação em conjunto com outros órgãos como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria do Meio Ambiente para prevenir focos em rodovias durante o período de estiagem. “Muitos acidentes são causados pela imprudência humana”, conta o major Marcos de Paula Barreto. “Às vezes, uma bituca de cigarro dá início ao incêndio. Ou as pessoas vão fazer um acampamento e fazem uma fogueira. São condutas muito perigosas.”

Ainda de acordo com o especialista, um dos grandes vilões das queimadas nas florestas é a soltura de balões. “É muito perigoso e a conscientização é fundamental para diminuir esse risco.” Soltar balões é uma prática ilegal considerada crime ambiental.

Telefones úteis

193 (Corpo de Bombeiros) – para relatar ocorrência de focos de incêndio

190 (Polícia Militar) – para denunciar queimadas ilegais ou balões

Do Portal do Governo do Estado