Dengue: Estado de SP registra queda de 90% no número de vítimas

Redução está relacionada ao trabalho intensivo do governo paulista

qui, 01/09/2016 - 11h21 | Do Portal do Governo

As medidas adotadas pelo Governo de São Paulo para prevenir a dengue no Estado têm contribuído para reduzir drasticamente o número de vítimas do mosquito Aedes aegypti. No primeiro semestre foram confirmados 143 mil casos da doença contra 666 mil no mesmo período do ano passado. A redução na quantidade de mortes foi ainda maior: caiu de 465 para 67 casos.

SP conta com Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses

O secretário da Saúde, David Uip, explica que a queda nos números está relacionada ao trabalho intensivo dos agentes de saúde para combater os focos do Aedes aegypti nas casas das pessoas. “Tivemos uma redução exuberante, comparando janeiro a junho de 2015 houve uma redução de 80% em relação a 2016, e a mortalidade caiu mais de 90%”, declarou.

A ação da Secretaria de Saúde envolveu 80 mil agentes em mais de 90% dos municípios paulistas. Em fevereiro, o Governo do Estado anunciou o pagamento de uma diária extra de R$ 120 para agentes municipais de saúde que se dispusessem a trabalhar aos sábados nos mutirões contra a dengue. O resultado foi positivo e o número total de vistorias passou de 22 milhões.

Do Portal do Governo do Estado