Dengue cai 92% no primeiro bimestre em todo o estado

Balanço aponta 966 casos autóctones nos dois primeiros meses do ano, contra 11.984 no mesmo período de 2011

ter, 06/03/2012 - 16h00 | Do Portal do Governo

O número de casos de dengue no Estado de São Paulo diminuiu 91,9% no primeiro bimestre de 2012 na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta balanço preliminar da Secretaria da Saúde com base em boletim produzido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE).

Nos dois primeiros meses deste ano os municípios paulistas informaram, por intermédio do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), 966 casos autóctones (com transmissão dentro do estado). No mesmo período do ano passado houve 11.984 casos confirmados da doença. O Estado de São Paulo trabalha, primordialmente, com casos confirmados laboratorialmente, por intermédio da rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz.

A cidade de Potim, no Vale do Paraíba, lidera o número de casos informados à Secretaria pelo Sinan, com 174, seguida pelo município de Pontal, com 144, e Borborema, com 98.

Dos 645 municípios do Estado de são Paulo, 541 não registraram nenhum caso da dengue no primeiro bimestre.

“A redução é expressiva, mas não podemos baixar a guarda. O trabalho deve ser diário e contínuo, com a fundamental colaboração de todos os paulistas no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti”, diz o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Ações contínuas

A Secretaria investe anualmente R$ 40 milhões para ajudar os municípios paulistas no combate à dengue.

Em outubro do ano passado a pasta lançou o Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue para o período 2011-2012, que trouxe novidades em relação às ações já executadas nos anos anteriores, como o treinamento “Express” de equipes médicas nos próprios serviços de saúde em 283 municípios considerados prioritários, além de apoio dos municípios em visitas casa a casa.

Em 2011 a Secretaria também promoveu uma semana estadual de combate à dengue e encaminhou 1,8 milhão de torpedos com mensagens de alerta sobre a doença, em parceria com a operadora de celular Vivo.

Da Secretaria da Saúde