Denarc apreende avião com 210 quilos de cocaína

Quatro pessoas foram presas, entre elas o paraguaio C.C.D. e o colombiano

qui, 18/10/2007 - 21h12 | Do Portal do Governo

Policiais do Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos), em conjunto com a DISE (Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes) de Sorocaba, apreenderam um avião com 210 quilos de cocaína, na tarde de ontem (17), no aeroporto do município de Guararapes, a 558 km da Capital. Quatro pessoas foram presas, entre elas o paraguaio C.C.D. e o colombiano T.C.C. O avião utilizado, um Cesna 210 PTJIC, tem registro brasileiro e está avaliada em US$ 130 mil.

Há três meses o Denarc começou a investigar a ação do grupo. Segundo o delegado do Setor de Investigações Especiais do Denarc, Wuppslander Ferreira Netto, o ponto de partida foi a prisão do colombiano J.O.M.C., 43 anos, há 20 dias, com 15 quilos de cocaína. De acordo com o delegado, J.O.M. tinha ligação com o colombiano T.C.C. e por isso as investigações foram intensificadas.

“De 15 dias para cá nós intensificamos as buscas, próximo a região de Araçatuba, pois por meio das investigações descobrimos que um avião com drogas chegaria e que o colombiano receberia o entorpecente”, afirmou Ferreira. A polícia montou uma base fixa, próxima a região e monitorou T.C.C., que ontem foi para o aeroporto receber as drogas.

O avião partiu de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e teria viajado cerca de sete horas para chegar no interior de São Paulo. Segundo a delegada da DISE de Sorocaba, Simona Scarpa Anzuino, os traficantes estavam preparados para a viagem, pois, “tinham quatro galões cheios de combustível para abastecer o avião no ar”.

Além do paraguaio e do colombiano, o piloto J.A.B. e o co-piloto C.C.D., ambos brasileiros, também foram presos. J.A. e o paraguaio C.C.D. já tinham passagem na polícia por tráfico. O delegado Ferreira informou que todos ficarão presos no Brasil e serão encaminhados para uma penitenciária próxima a Araçatuba. “As investigações continuam e, em breve, pretendemos realizar a prisão de outros possíveis envolvidos”, afirmou o delegado.

Maria Fernanda Teperdgian

Da Secretaria de Segurança Pública

C.M.