Democracia e controle social são temas de seminário sobre segurança pública

Câmpus de Marília também realiza o Fórum de Pesquisa sobre Vitimização de Mulheres

qui, 18/08/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Filosofia e Ciências do Câmpus de Marília realizará nos dias 14 e 15 de setembro, o seu I Seminário de Segurança Pública, Controle Social, Democracia e Gênero. Coordenado pelo professor Luís Antônio Francisco de Souza, do Departamento de Sociologia e Antropologia, o evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Departamento de Sociologia e Antropologia, pelo Grupo de Estudos em Segurança Pública (GESP-Unesp) e pelo Observatório de Segurança Pública da Unes (OSP-Unesp).

Na sequência, em 16 de setembro, começará o I Fórum de Pesquisa sobre Vitimização de Mulheres no Sistema de Justiça Criminal, que tem por finalidade realizar um balanço das pesquisas acadêmicas e intervenções sociais das políticas públicas envolvidas diretamente com mulheres presas, para compor um perfil da vitimização feminina nas instituições da justiça criminal no Brasil.

Inscrições de trabalhos

Os eventos aceitam trabalhos até o dia 20 de agosto. Estes poderão ser inscritos por pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e de graduação e profissionais da área.

Os resumos devem estar articulados com os temas centrais do evento, em quatro sessões de comunicações: (1) Segurança pública e identidades; (2) Direitos e sociedade punitiva; (3) Controle social e políticas públicas; e (4) Segurança e prisões no Brasil.

A participação no Fórum está condicionada à aprovação da Comissão Organizadora. Serão privilegiados pesquisadores da área, profissionais e ativistas que lidam com as mulheres encarceradas e contribuam com o aprofundamento do debate sobre o problema do encarceramento de mulheres, sejam elas jovens ou adolescentes, com as peculiaridades e os problemas que lhe são inerentes.

O seminário desafia a pensar o lugar da segurança pública nas pesquisas, nas inquietações e desafios contemporâneos do país, proporcionando visibilidade ao amplo levantamento de dados disponíveis nas mais variadas fontes de pesquisa e ação pública, além de avaliar as políticas de segurança pública, em termos de avanços, permanências e retrocessos.

Informações como as regras para a submissão de trabalhos podem ser encontrados aqui.

Da Unesp