Dell computadores anuncia instalação de fábrica em Hortolândia

O anúncio foi feito durante uma reunião entre o governador Cláudio Lembo e representantes da empresa

qui, 25/05/2006 - 20h02 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo, recebeu em audiência, nesta quinta-feira, dia 25, representantes da empresa Dell Computadores, que anunciaram a instalação de uma fábrica da empresa, na cidade de Hortolândia, região de Campinas.

A nova unidade será construída em uma área de 400 mil metros quadrados, com obras iniciadas imediatamente e inaugurada ainda em dezembro deste ano. A sede da empresa fica no Rio Grande do Sul.

O governador Cláudio Lembo ressaltou a escolha de São Paulo pela Dell, para a instalação de sua nova unidade. “A escolha foi feita pela logística de São Paulo, com seu sistema viário, aeroportos, estrutura e localidade”, disse o governador.

Segundo Fernando Augusto Loureiro, diretor corporativo da Dell no Brasil, o Estado de São Paulo é o principal consumidor dos produtos da empresa e oferece todas as condições. “Essa aproximação com os clientes traz redução de custos e de preços”, disse ele. Loureiro lembrou que a empresa teve um crescimento de 74% no primeiro trimestre de 2006, comparado ao mesmo período do ano passado.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Maria Helena Guimarães, a iniciativa é muito importante. “A cidade de Hortolândia ainda tem uma grau de exclusão social elevado. Essa nova indústria vai gerar emprego e melhorar a arrecadação de impostos. Vai ser bom para a cidade e para o Estado”, concluiu.

Ela informou, ainda, que será feito um estudo para a instalação de uma Escola Técnica Estadual (ETE) no município para capacitar os jovens da cidade. “Nessa ETE vamos montar um currículo para capacitar os trabalhadores da cidade, de acordo com as necessidades da empresa para que não contratem mão-de-obra de fora”, explicou Maria Helena.

Participaram ainda da reunião, o presidente internacional da empresa, Terry Kahler, e o vice-presidente da Dell para a América Latina, Lawrence Pentland.

Sobre a Dell

Primeira unidade de produção na América Latina do grupo líder mundial em venda direta de sistemas de computadores, a Dell Brasil foi inaugurada em novembro de 1999, na cidade de Eldorado do Sul, próxima a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A Dell Computadores do Brasil produz, comercializa e presta serviço a uma ampla gama de produtos, de notebooks e desktops a servidores, storage e switches.

Carlos Prado