Delegacias da Capital mudam plantão para melhorar atendimento

Ocorrências mais graves serão registradas e centralizadas em 30 distritos policiais

sáb, 03/10/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Atualizado em 5 de outubro às 14h

O atendimento durante as noites e madrugadas nas 93 delegacias da Capital será reformulado a partir da terça-feira, 13, da próxima semana. Entre as 20h e as 8h dos dias úteis e em todos os horários dos finais de semana e feriados, as ocorrências mais graves serão registradas e centralizadas em 30 distritos policiais. Os outros 63 distritos também permanecerão abertos durante a noite e terão sistema de auto-atendimento, com dois funcionários para orientar os usuários. Os casos que exigirem providências imediatas do delegado de polícia, bem como os conduzidos pela PM e outros órgãos de segurança, serão encaminhados a um dos plantões dos 30 DPs que funcionarão no esquema de pronto-atendimento. 

Planejada há um ano, a mudança visa aumentar a quantidade de crimes esclarecidos e facilitar o registro de ocorrências. “Essa reestruturação possui dois objetivos: melhorar o atendimento ao cidadão e fazer com que os fatos sejam efetivamente investigados”, diz o diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), Marco Antonio de Paula Santos. No início, as mudanças vão ocorrer nas delegacias da zona norte e parte da região leste. Até fevereiro, o sistema deverá estar implantado em toda a cidade. 

A mudança vai adequar o efetivo policial e a estrutura física da Polícia Civil à demanda da população. Os recursos humanos e materiais serão otimizados. Com a mudança, todas as delegacias terão reforçadas as equipes de Polícia Judiciária para melhorar a investigação dos crimes, e o Estado deverá deixar de gastar cerca de R$ 30 milhões ao ano com despesas dos distritos. Esses recursos serão investidos na própria Secretaria de Segurança Pública. 

Estrutura do atendimento  

Em todos os DPs, dois funcionários vão orientar as pessoas a elaborar um relatório da reclamação, denúncia ou ocorrência criminal. A própria pessoa fará o relatório numa máquina de auto-atendimento, semelhante a um caixa eletrônico bancário. Se a pessoa tiver dificuldade, os funcionários farão o relatório – nenhum cidadão deixará de ser atendido. O documento não terá valor de Boletim de Ocorrência na hora do registro, mas, no dia seguinte, será automaticamente transformado em BO. 

De acordo com o Decap, as 30 delegacias que farão o pronto-atendimento terão uma quantidade maior de funcionários. A escolha levou em consideração a distância entre os distritos e a quantidade de ocorrências. “Vamos deixar o pronto-atendimento para as ocorrências que necessitem de ação imediata da polícia”, disse Santos. 

Atualmente, os policiais civis que irão atender o público participam de cursos na Academia de Polícia Civil (Acadepol), por meio do Grupo de Auxílio ao Plantão. Segundo o diretor do Decap, “essa é uma forma de preparar o policial para oferecer o melhor atendimento possível”. 

Da Secretaria da Segurança Pública