Delegacia Eletrônica amplia registro de ocorrências online

Crimes de calúnia, injúria, difamação e ameaça também podem ser comunicados pela internet

qua, 11/04/2012 - 16h07 | Do Portal do Governo

A Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Estado de São Paulo ampliou os tipos de crimes que podem ser registrados pela internet. Agora, o cidadão também pode comunicar ocorrências de calúnia, injúria, difamação e ameaça sem sair de casa ou ter que se dirigir a uma delegacia. 

O próximo passo da Delegacia Eletrônica será permitir, ainda em 2012, o registro do crime de roubo de veículos. A vítima comunicará o fato pela internet e depois irá ao distrito policial sem precisar pegar fila, para ajudar a polícia na elaboração do retrato falado do assaltante.

Atualmente, o usuário pode registrar por meio da internet ocorrências de acidente de trânsito sem vítimas, furto de veículo, desaparecimento de pessoas, casos de furto e perda de documentos, telefone celular e placas de veículos e ainda encontro de pessoas desaparecidas. No próprio site é possível acompanhar o andamento da ocorrência.

A ampliação no atendimento exigiu dois meses de planejamento do Grupo de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria da Segurança Pública e da Delegacia Eletrônica. O sistema foi atualizado para receber as novas ocorrências e não apresentar lentidão, o que traz mais facilidade ao cidadão.

Apesar de poder registrar o fato online nos casos de calúnia, injúria, difamação e ameaça, a vítima precisará ir ao distrito policial em até seis meses para fazer a representação da ocorrência. Como os crimes são classificados pela lei como de “natureza privada”, é necessário que a vítima solicite à polícia que dê continuidade às investigações.

Expansão

A unidade eletrônica da Polícia Civil foi criada em 2000 e encerrou 2011 com 731 mil boletins de ocorrência registrados. Hoje, os BOs online correspondem a 26% do total. A expectativa da Delegacia Geral de Polícia é chegar ao fim de 2012 com 40% de boletins de ocorrência eletrônicos.

Do Portal do Governo do Estado