Delegacia de Proteção ao Idoso tem nova sede no Vale do Paraíba

Este é o primeiro posto de atendimento especializado a pessoas com mais de 60 anos na região

seg, 04/01/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Delegacia de Proteção ao Idoso tem nova sede no Estado de São Paulo. Foi inaugurada a unidade de São José dos Campos (a 91 quilômetros da capital), na Rua Comendador Remo Cesaroni, 283, na Vila Ema. É o primeiro posto de atendimento especializado a pessoas com mais de 60 anos na região. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 40 mil idosos em São José dos Campos. A unidade atenderá ainda às demandas dos municípios de Monteiro Lobato, Caçapava e Jambeiro.

Para o delegado Carlos Alberto Macedo Bastos, que atua na sede da Delegacia Seccional de São José dos Campos, a inauguração da Delegacia de Proteção ao Idoso no município é uma grande conquista. “Além da Delegacia da Mulher e da Delegacia da Infância e da Juventude, ambas de caráter social, agora temos a Delegacia de Proteção ao Idoso, que proporcionará atendimento diferenciado para pessoas com mais de 60 anos”, afirma.

Instalada em um prédio alugado pelo Estado, em local de fácil acesso, a delegacia é totalmente informatizada. A Delegacia de Proteção ao Idoso tem como papel fundamental investigar denúncias e infrações penais cometidas contra pessoas com mais de 60 anos, além de fazer cumprir o Estatuto do Idoso, estabelecido pela Lei Federal nº 10.741, sancionada em 1o de outubro de 2008.

As ocorrências mais frequentes em suas unidades são as de lesão corporal, injúria, maus-tratos e abandono material. Seus policiais também orientam os idosos sobre ações de despejo, questões de pensões alimentícias e aposentadorias e os encaminham aos órgãos aptos a tratar desses temas.

Da Agência Imprensa Oficial