Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso entra em operação em Araçatuba

Unidade especializada está voltada para vítimas com idade igual ou superior a 60 anos, por meio de atendimento humanizado

qua, 02/10/2019 - 12h37 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SSP

Nesta terça-feira (1º), a Polícia Civil inaugurou a Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (DPPI) de Araçatuba, no interior de São Paulo, para atendimento às vítimas com 60 anos ou mais. A unidade é especializada nos crimes previstos no Estatuto do Idoso e no Código Penal e Lei de Contravenções Penais (nos últimos dois casos, quando houver violência contra o idoso).

A delegacia está localizada na Rua José Pedro dos Santos, 584, no bairro Higienópolis, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Nos fins de semana e feriados, o expediente será feito com prioridade no plantão policial, situado no mesmo prédio.

“Temos um plantão geral no Complexo da Polícia Civil de Araçatuba, que funciona 24 horas por dia. As ocorrências são feitas nele e, a cada manhã, são distribuídas para as várias unidades que ali funcionam. Se for crime contra idosos, a ocorrência já será feita diretamente na delegacia especializada, agilizando as providências cabíveis”, salientou o delegado Marcelo Curi, assistente da Delegacia Seccional de Araçatuba.

“Nesta delegacia, o idoso será atendido com mais calma, mais tempo, e no seu ritmo”, completa o delegado. A DPPI possui salas privativas para o atendimento às vítimas e total acessibilidade em todo o edifício.

O delegado destaca que os idosos necessitam de um atendimento diferenciado e estruturado, de maneira a atender as peculiaridades, com a unidade cumprindo esse papel. A equipe policial foi especialmente selecionada com base no perfil do público a ser atendido. “São profissionais calmos e atenciosos. O nosso objetivo é humanizar o atendimento”, acrescentou Marcelo Curi.