Delegação de escola japonesa visita unidades da capital

Objetivo é conhecer a metodologia das escolas públicas de ensino fundamental

seg, 19/10/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Um grupo de 30 professores japoneses que atuam no Ensino Fundamental daquele país, visitaram nesta segunda-feira, 19, as escolas estaduais Professora Júlia Macedo Pantoja e Alexandre de Gusmão.  Promovido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), o intercâmbio tem por objetivo oferecer aos docentes japoneses a oportunidade de conhecer a metodologia de escolas públicas de ensino fundamental. Os visitantes esperam levar ao Japão a experiência de sucesso na rede estadual paulista de ensino para ser aplicada nas escolas que atendem crianças brasileiras e encontram dificuldade no ensino em virtude da diferença de costumes. 

A Escola Estadual Macedo Pantoja é uma das unidades da rede que atendem filhos de dekasseguis – brasileiros descendentes de japoneses que foram ao Japão a trabalho e formaram família no país. Nesta unidade, que fica na Vila Prudente, funciona o Projeto Kaeru, criado pela Secretaria da Educação em parceria com o Instituto de Solidariedade Educacional e Cultural, para auxiliar as crianças japonesas durante a sua inclusão nas escolas públicas do Estado. 

Já a Escola Estadual Alexandre Gusmão, no Ipiranga, é uma das 12 unidades de todo o Estado que oferecem o curso de japonês no Centro de Estudo de Línguas (CEL).  

Da Secretaria da Educação