Deficientes ganham nova unidade de atendimento

O CISPE Leste foi criado pela ETMU em parceria com a Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais

qui, 31/07/2008 - 17h11 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), inaugurou nesta quinta-feira, 31, um novo posto do Centro de Integração Social do Passageiro Especial (CISPE) para atender deificientes desejam obter o cartão BOM Especial. O cartão garante a isenção do  pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais metropolitanas.

O CISPE Leste foi criado em parceria com a Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais (AVAPE) e atende principalmente usuários da região do Alto Tietê. O endereço de atendimento é rua Vinte Um de Abril, 1000 (próximo à Estação Bresser do Metrô).

Esta é a segunda unidade da EMTU/SP e, assim como no CISPE Sul (Jabaquara), os interessados também podem conhecer os programas de inclusão social da AVAPE, como os cursos de capacitação técnica, tratamentos em clínicas de reabilitação, atividades em  centros de convivência, etc.

A nova unidade possui 300 metros quadrados que incluem: recepção, sala de espera, ambulatório médico, sanitários adaptados e lanchonete. O novo centro conta com 11 pessoas, incluindo dois médicos, uma assistente social e um supervisor da EMTU/SP para atender aproximadamente 750 pessoas por dia com todo o conforto necessário.

Como adquirir o cartão

Posto de saúde cadastrado

Para receber o Cartão BOM Especial o interessado deve procurar o posto de saúde credenciado no seu município, cuja lista pode ser conhecida no site www.emtu.sp.gov.br, e obter o laudo médico com o CID – Código Internacional de Doenças e selo de autenticidade criado pela EMTU/SP.

Agendamento

Após a obtenção do laudo é necessário comparecer ao CISPE, das 8 às 16 horas. O usuário pode agendar o dia do atendimento diretamente pelo telefone 5021-3838,  na Ouvidoria da EMTU 0800 724 05 55 ou por meio do  posto de saúde que oferece este serviço. No CISPE, o interessado deve apresentar o laudo, documento de identificação e comprovante de residência, conforme exigência da legislação vigente. Se a documentação estiver correta, o Cartão BOM Especial é confeccionado no mesmo dia.

Vínculo empregatício

Vale acrescentar que, conforme resolução conjunta das Secretarias de Estado dos Transportes Metropolitanos e da Saúde (outubro de 2003), o benefício não  pode ser concedido às pessoas que têm vínculo empregatício. Isto é, o Cartão BOM Especial é um direito das “pessoas portadoras de deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 14 anos, portadores de deficiência, que igualmente justifique o benefício”.

Inclusão Social

Terminado o processo da concessão do benefício, a pessoa com deficiência é encaminhada ao Serviço Social da AVAPE, onde conhece todos os programas oferecidos pela instituição e responde perguntas que permitem à Associação classificar  as necessidades do interessado.

Para ingressar no Programa de Reabilitação Profissional da instituição o portador de deficiência deverá ter idade superior a 14 anos e ser independente em seus cuidados pessoais.

Qualificação profissional

Esta parceria entre a EMTU/SP e a AVAPE foi firmada em maio de 2005. O objetivo é qualificar e incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho, atendendo, ainda, às empresas de variados ramos de atividade que contatam a EMTU/SP a procura de mão-de-obra qualificada para cumprir a Lei Federal n.º 8.213, de 24 de julho de 1991 (o artigo n.º 93 determina que devem constar no quadro de pessoal das empresas brasileiras de 2% a 5% de pessoas portadoras de deficiência).

Até o momento foram encaminhadas cerca de 3.600 pessoas para participação dos programas propostos pela AVAPE. No mercado de trabalho foram incluídas cerca de 180 pessoas com deficiência.

CISPE Sul (Jabaquara)

O CISPE Sul, localizado na Engenheiro Armando Arruda Pereira, n.º 2654, recebe em média 1.500 pessoas e emite 500 carteiras diariamente. O atendimento é feito por cerca de 20 profissionais, entre eles, médicos e assistentes sociais associados à Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais – AME. A EMTU/SP estabeleceu uma parceria com a entidade para que ela participe do processo de identificação dos beneficiários.

Da EMTU