Defeso da Sardinha tem início nesta quarta-feira (15)

Operação, que suspende a pesca irá até dia 31 de julho, visa proteger a fase em que as sardinhas jovens atingem a fase adulta

qua, 15/06/2016 - 20h51 | Do Portal do Governo

A pesca das sardinhas estão suspensas nas regiões sul e sudeste do Brasil a partir desta quarta-feira (15) até o dia 31 de julho. A medida faz parte da operação Defeso da Sardinha, da Fundação Florestal, por meio de suas Áreas de Proteção Marinhas (Litoral Norte, Litoral Centro e Litoral Sul).

O objetivo desta ação é proteger a fase em que as sardinhas jovens atingem a fase adulta, porém ainda estão abaixo do tamanho mínimo de captura:17cm. Quem for flagrado desrespeitando o período poderá ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multas cujo valor varia de acordo com a quantidade de pescado apreendida.

A declaração do estoque congelado deve ser entregue às Superintendência Estadual do IBAMA mais próxima, até o dia 22 de junho de 2016. Durante a segunda quinzena de junho, as Áreas de Proteção Ambiental Marinhas realizarão campanhas de esclarecimento sobre o Defeso da Sardinha.

Ação
Desde 2000, quando o defeso duplo foi firmado definitivamente como medida preventiva de ordenamento desta pesca, a produção de sardinha vem aumentando. O outro período de defeso da sardinha acontece no verão, entre 1º de novembro e 15 de fevereiro.
Nessa época, o defeso visa permitir a reprodução da espécie nas regiões onde ela mais ocorre .Com a suspensão da pesca durante o verão, a espécie atinge o tamanho ideal de captura.

Do Portal do Governo do Estado