Defesa Civil: Secretaria do Meio Ambiente e Cetesb são homenegeadas nos 30 anos da instituição

Órgãos ajudaram nos atendimentos a acidentes e vazamentos envolvendo produtos químicos perigosos

qui, 09/03/2006 - 14h30 | Do Portal do Governo

O secretário do Meio Ambiente do Estado, professor José Goldemberg, e o presidente da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Rubens Lara, foram duas das trinta personalidades homenageadas na tarde desta quinta-feira (9/2) em cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, para comemorar os trinta anos de criação da Defesa Civil no Estado.

A homenagem feita à Secretaria do Meio Ambiente e CETESB se deve ao trabalho realizado por essas duas instituições, em parceria com a Defesa Civil, nos atendimentos a acidentes e vazamentos envolvendo produtos químicos perigosos.

As fortes chuvas ocorridas em Caraguatatuba e o incêndio no Edifício Joelma foram duas situações de calamidade pública que deflagraram a criação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do Decreto 7550/76. “A Defesa Civil de São Paulo é a única no Brasil que atua em quatro fases, com ações preventivas, de socorro, assistencial e recuperativa. A Defesa Civil é uma responsabilidade de cada integrante da sociedade, pois a soma de esforços tende a minimizar os riscos”, afirmou o coronel Celso Carlos de Camargo, chefe da Casa Militar do Palácio do Bandeirantes e coordenador do órgão.

As demais personalidades homenageadas com a Medalha de Defesa Civil foram selecionadas por terem atuado, de alguma forma, na defesa da população paulista, dentre eles o coordenador do Corpo de Bombeiros, Antonio dos Santos Antonio, o vice-presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Antonio Lívio Jorge, e o diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, Guilherme Ari Blonsk, que representou os demais homenageados com um breve discurso.

“Os primeiros conceitos e práticas de defesa civil tiveram origem nos conflitos militares durante a Segunda Guerra, tendo as primeiras organizações sido criadas na Inglaterra. Porém, mesmo em tempos de paz a população necessita de proteção e, nessa questão, a Defesa Civil paulista é exemplar. Graças à sua atuação, muitas vidas já foram poupadas. Em 1988, nós do IPT, junto com técnicos do IG – Instituto Geológico, CETESB e IBT – Instituto de Botânica, órgãos vinculados à Secretaria do Meio Ambiente, tivemos a oportunidade de trabalhar juntos e desenvolver um programa para combater os escorregamentos na Serra do Mar. Essa experiência me deu a certeza de que as melhores soluções de políticas públicas ocorrem quando se adota um caráter tecnossocial nas ações”, salientou Blonsk.

O vice-governador do Estado, Claudio Lembo, que também foi homenageado com a medalha, afirmou que “no Brasil temos o costume do auto-flagelo ao dizer que as coisas não funcionam, mas aqui está a Defesa Civil, com trinta anos de dedicação, buscando a preservação da comunidade, se aperfeiçoando sempre. Neste momento, suas equipes se encontram em Bebedouro e Ubatuba, prestando serviços para amenizar as conseqüências das fortes chuvas de verão que ocorreram nessas regiões. É por isso que, neste momento, quero agradecer a todos os membros desta instituição pelos trabalhos prestados aos brasileiros de São Paulo”, concluiu.

Cris Olivette

Secretaria do Meio Ambiente