Defesa Civil: Regiões de Sorocaba, Marília e Bauru foram castigados pelas chuvas no fim de semana

Em apenas 7 dias, choveu em Sorocaba mais da metade do esperada para o mês; em Bauru e Marília o acumulado já superou a média mensal

seg, 08/01/2007 - 16h05 | Do Portal do Governo

Os municípios de Sorocaba, Conchas, Itapeva e Botucatu, na região de Sorocaba, Paraguaçu Paulista e Maracaí, na região de Marília, e Reginópolis, Getulina, Jaú e Pirajuí, na região de Bauru, foram os mais castigados pelas fortes chuvas que atingiram São Paulo nos últimos dias.

De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), em apenas 7 dias, choveu em Sorocaba mais da metade do esperada para todo o mês. Já em Bauru e Marília o acumulado em janeiro superou a média mensal.

Segundo o tenente Rodrigo Quintino, da Cedec, desde o início da Operação Verão (1º/12) até domingo (7/1), cinco pessoas morreram e 660 ficaram desabrigadas ou desalojadas em função das chuvas. Entre quarta e sexta-feira passada (3 a 5/1), ocorreram quatro mortes no Estado (São Lourenço da Serra, Franco da Rocha, Jundiaí e Presidente Epitácio).

Quintino informou que Barretos e Araçatuba decretaram emergência, Jundiaí e Hortolândia, na região de Campinas, estão em alerta, e 18 municípios estão em atenção.

“Outros municípios devem decretar emergência nos próximos dias, depois que as equipes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Instituto Geológico concluírem as vistorias técnicas”, declarou Quintino, citando como exemplo Paraguaçu Paulista, que teve 96 pessoas desalojadas após o rompimento e transbordamento da barragem da represa da cidade.

O tenente afirmou que a Cedec está repassando para esses municípios colchões, cobertores e cestas-básicas. “O Estado  dá apoio suplementar nesses momentos para garantir as condições mínimas de sobrevivência dos desabrigados e desalojados”.

Ele disse que a Coordenadoria Estadual realiza periodicamente cursos sobre prevenção nos municípios paulistas para reduzir os efeitos dos desastres naturais. No ano passado, 981 pessoas de 130 municípios de São Paulo participaram dos cursos de Administração de Emergências para Municípios (Caem), que capacita os profissionais especializados para agir em situações de emergência, e dos Encontros de Capacitação em Defesa Civil (Ecadec), cujo o objetivo é desenvolver e aprimorar os sistemas preventivos e de ação das regiões.

Nos meses de outubro e novembro, a Cedec realizou, também, 10 encontros preparatórios para discutir a Operação Verão 2006/2007 no Estado. Participaram 440 pessoas de 94 municípios.

Os cursos são ministrados por técnicos da Cedec, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, do Instituto Geológico, Cetesb, e bombeiros da Polícia Militar.

O tenente Quintino lembrou que, sem esse trabalho preventivo desenvolvido pela Defesa Civil, os prejuízos poderiam ser maiores. “Nessa ocorrência de Paraguaçu Paulista, por exemplo, nós monitoramos a situação da barragem na sexta-feira, quando soubemos que ela poderia se romper. Conversamos, por telefone, com as equipes do município e nossos regionais que estavam no local e orientamos que retirassem a população ribeirinha. A barragem se rompeu e não houve vítimas”, ressaltou.

Veja a previsão do tempo para os próximos dias.

André Muniz