Defesa Civil realizará “Operação Estiagem no Estado”

14 regiões receberão treinamento; prioridade nas oficinas são os agentes do órgão estadual, mas os cidadãos também podem participar

ter, 12/04/2016 - 13h07 | Do Portal do Governo

Por conta da chegada da temporada de seca propícia aos incêndios, o Governo do Estado de São Paulo vai treinar e atualizar os agentes municipais da Defesa Civil por meio da “Operação Estiagem no Estado”. Ao todo, acontecerão 14 aulas em diversas regiões.

O curso acontece em dois dias. No primeiro, os orientadores abordam temas e situações de anormalidades, como “Operação Corta-Fogo” e o combate ao Aedes Aegypti, principalmente nas regiões do interior. Já no segundo dia será dedicado ao Corpo de Bombeiros que ministrará aulas práticas para formação de brigadistas.

A Defesa Civil alerta as pessoas para não jogarem cigarros ou fósforos às margens das rodovias. Chama a atenção também para o perigo dos balões, que podem causar incêndios florestais e se tornarem um perigo ainda maior para as refinarias e indústrias químicas.

Recomenda-se também que ao avistar fumaça suspeita, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente pelo telefone 193.

A Operação também vai disponibilizar o “Kit Estiagem”, composto por cinco abafadores para incêndio, cinco pares de luvas de raspa, cinco facões com bainha, cinco cantis, cinco óculos de proteção, dois enxadões, duas bombas costais flexíveis e duas lanternas.

A prioridade nas oficinas são os agentes da Defesa Civil, contudo, os cidadãos também podem participar.

Veja a relação de regiões e datas das oficinas:

Região de Ribeirão Preto – 12 e 13 de abril
Região de Franca – 14 e 15 de abril
Região de Sorocaba – 19 e 20 de abril
Região de Presidente Prudente – 26 e 27 de abril
Região de Araçatuba – 28 e 29 de abril
Região de São José dos Campos – 03 e 04 de maio
Região de Marília – 10 e 11 de maio
Região de Bauru – 12 e 13 de maio
Região de Barretos – 17 e 18 de maio
Região de São José do Rio Preto – 19 e 20 de maio
Região de Registro – 24 e 25 de maio

Acesse os endereços, clicando aqui

Do Portal do Governo do Estado