Defesa Civil: Principais atividades de novembro para a Operação Verão 2000/2001

nd

qui, 07/12/2000 - 20h18 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC, lançou a “Operação Verão 2000/2001” a partir de 1º de dezembro, com previsão de término em 31 de março de 2001. A idéia é prevenir-se para o período das chuvas de verão e minimizar suas consequências, como enchentes, escorregamentos de terra, desabamentos, etc. Para que isso fosse possível, foram realizadas as atividades a seguir relacionadas:

– No dia 08 de Novembro, a Defesa Civil do Estado reuniu-se no Palácio dos Bandeirantes com os Coordenadores Regionais de Defesa Civil de todo o Estado para discutir os Planos Preventivos de Defesa Civil e as ações que serão desencadeadas durante o período das chuvas. Participaram autoridades de diversas áreas, como meteorologistas, técnicos da área de Recursos Hídricos, bombeiros, geólogos e outros profissionais que compõem a equipe técnica dos Planos Preventivos.

– A Defesa Civil do Estado realizou durante todo o mês de novembro os Cursos preparatórios para o Plano Preventivo de Defesa Civil para os municípios de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, localizados ao longo da Serra do Mar. O curso, com duração de 02 dias e realizado por técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, do IPT, do IG e meteorologistas, preparou e treinou equipes municipais de emergência e voluntários das comunidades moradoras das áreas de risco, ensinando-os a prevenir-se contra soterramentos e orientando sobre a correta atuação durante as fortes chuvas de verão. É importante destacar que essa preparação, em anos anteriores, praticamente “zerou” o número de mortos vítimas de escorregamentos de terra, problema crônico em encostas habitadas.

– Dia 14, no Município de Registro, a Defesa Civil do Estado, através de sua Coordenadoria Regional lançou o Plano de Contingência para Enchentes da região do Vale do Ribeira, evento que contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, inclusive Prefeitos interessados em preparar-se para o enfrentamento das enchentes, com palestras de técnicos de diversas áreas como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Recursos Hídricos, meteorologista e outros.

Cabe destacar que no dia 28, veio em visita Oficial à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil o Inspetor da Real Polícia Montada do Canadá, Sr Roger Brawn, para conhecer a estrutura, funcionamento e os principais problemas enfrentados pela Defesa Civil no Estado de São Paulo, uma vez que é integrante de um dos órgãos do Sistema de Defesa Civil daquele país, mostrando-se interessado em um estreitamento de relações com o Sistema Estadual de Defesa Civil de São Paulo.
Nova visita Oficial ocorreu hoje, dia 07, quando o Diretor do “Service de Police of Ville de Hull” de Quebec – Canadá, Dir. Claude Papineau, veio conhecer a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e o sistema de trabalho para o atendimento às grandes emergências, visitando o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Governo do Estado, situado no Palácio dos Bandeirantes e com funcionamento permanente (24 horas). Na oportunidade, conheceu os recursos disponíveis para o gerenciamento das emergências durante a “Operação Verão”, destacando que a Província de Quebec também enfrenta problemas graves durante o período das chuvas, principalmente quando coincide com o degelo da primavera, porém com consequências menos desastrosas.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, órgão do Governo do Estado, Casa Militar, encontra-se à disposição no site www.defesacivil.cmil.sp.gov.br
ou pelo e-mail: defesacivil@defesacivil.sp.gov.br