Defesa Civil prepara início da Operação Verão 2012/2013

Neste sábado será realizado exercício simulado de desocupação em Santos

qua, 28/11/2012 - 19h35 | Do Portal do Governo

Este sábado, 1º de dezembro, representa o início da Operação Verão 2012/2013 da Defesa Civil do Estado (Cedec/SP). A ação tem o objetivo de preservar vidas e reduzir danos materiais para os próximos meses que serão mais chuvosos em comparação com o mesmo período do ano passado, assim, a ação segue, inicialmente, até o dia 31 de março.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Para marcar o início da Operação, será realizado, já neste sábado, um exercício simulado de desocupação de área de risco no município de Santos, especificamente no Morro do Marapé. A população local será treinada para agir em caso de emergência.

Durante o período da Operação Verão são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs) que visam à otimização dos recursos humanos e dos materiais disponíveis, antecipando as situações de risco. Os PPDCs estão estruturados em quatro níveis: observação, atenção, alerta e alerta máximo.

Neste ano foram reeditados os planos específicos para escorregamentos na Região Metropolitana de São Paulo e em Junidiaí. Ao todos, são nove PPDCs, abrangendo os 129 municípios mais vulneráveis do Estado, com vista a escorregamentos e inundações. Além destes, todos os demais municípios serão monitorados e assistidos pela Defesa Civil Estadual.

Do Portal do Governo do Estado