Defesa Civil paulista completa 24 anos

nd

ter, 08/02/2000 - 18h53 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 9, a Defesa Civil do Estado de São Paulo completa 24 anos de atividades desenvolvidas nos 645 municípios. A instituição comemora a data trabalhando com atenção redobrada em virtude das fortes chuvas de verão, que desde o início deste ano já atingiram 48 municípios, deixando mais de 6 mil pessoas desabrigadas. “Ainda hoje estamos enviando roupas e alimentos arrecadados aos desalojados do Vale do Paraíba por meio de parcerias com o Fundo Social de Solidariedade, além de empresas como os Correios e o Metrô, e a ONG Jipeiros de São Paulo”, comenta a diretora de Comunicação Social da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, capitã Eliane Nikoluk.
Formada por uma equipe de 36 profissionais, a coordenadoria é responsável pelos trabalhos realizados pelas defesas civis de todos os municípios paulistas. O grupo também atua em parceria com órgãos, ONGs e entidades especializados na área, como a Adra (Agência de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais), a Cruz Vermelha e o Exército da Salvação. Conta ainda com apoio de todas as secretarias do Governo do Estado.
Segundo a capitã Eliane Nikoluk, a Coordenadoria da Defesa Civil está estudando a implantação de trabalhos com voluntários pessoas físicas, prática ainda não adotada no Estado. A medida visa ampliar a principal meta do grupo, que é a prevenção por meio de ações integradas. Outro objetivo é o aprimoramento técnico com parcerias, programas educativos, elaboração de planos preventivos específicos, além da legalização do trabalho de todo os voluntários.

Balanço

Somente nas chuvas deste ano, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil já distribuiu 51.100 quilos de alimentos, cerca de 5.200 cobertores, 5.700 colchões, 3.600 metros de lona plástica, além de roupas, botas de PVC e medicamentos. Cinco municípios da região da Serra da Mantiqueira ainda permanecem em ‘situação de emergência’ e outros dois em ‘estado de calamidade pública’.
Nos últimos cinco anos, a gestão da Defesa Civil no Governo Covas repassou mais de R$ 20 milhões aos municípios para a realização de quase mil obras de caráter preventivo e recuperativo. Entre elas, construção de pontes, muros de arrimo, galerias de águas pluviais, moradias, abrigos provisórios, combate à erosão e aquisição de balsa.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo possui uma página na Internet, que divulga os trabalhos realizados e orienta a população sobre procedimentos em casos de emergência. O site também informa previsões meteorológicas. O endereço de acesso é www.defesacivil.cmil.sp.gov.br e o e-mail para contato é: defesacivil@defesacivil.sp.gov.br