Defesa Civil lança Operação Verão 2011/2012

Ação envolve diferentes órgãos do Estado e visa a minimizar as consequências de desastres naturais típicos da estação

qui, 01/12/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) lança, nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a Operação Verão 2011/2012 em todo o Estado, com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais. A ação, que se estende até o dia 31 de março do próximo ano, reúne diferentes órgãos dos governos estadual e municipal.

A estação de verão no Estado de São Paulo caracteriza-se por fortes chuvas, acompanhadas por raios e vendavais, o que tem causado, nos últimos anos, grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão das inundações e escorregamentos, que provocam mortes, destruição e consideráveis danos.

Durante o período da Operação Verão, são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), visando à otimização dos recursos humanos e materiais disponíveis e à antecipação das situações de risco. Para tanto, a CEDEC promove a articulação entre as secretarias integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil, os órgãos de atendimento emergencial, equipes municipais de defesa civil e a própria comunidade.

Esses planos, desenvolvidos ao longo do ano juntamente com os municípios, reforçam as ações de monitoramento meteorológico e pluviométrico e vistorias técnicas de campo para a retirada prévia de moradores de áreas de risco iminente.

Os PPDCs estão estruturados em quatro níveis (observação, atenção, alerta e alerta máximo), indicando, progressivamente, a possibilidade de ocorrência de escorregamentos. Para cada um deles, são previstos procedimentos operacionais preventivos. A análise integrada dos parâmetros (índices pluviométricos, previsão meteorológica e vistorias de campo) indica o nível do Plano Preventivo em que se encontra determinado município. Os critérios técnicos para a mudança de nível, entrada e saída, são definidos pelo Instituto Geológico (IG), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Neste ano, foram implementados planos específicos para escorregamentos na Região Metropolitana de São Paulo e em Jundiaí. Ao todo, são nove PPDCs, abrangendo os 129 municípios mais vulneráveis do Estado, com vistas a escorregamentos e inundações: dois específicos para inundações (Vale do Ribeira e Região Metropolitana de São Paulo; com 55 municípios) e sete para escorregamentos (Serra do Mar, ABC, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba e Jundiaí; com 113 municípios).

A Operação Verão é a conclusão de um trabalho de capacitação e treinamento realizado ao longo de todo o ano pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com agentes das 15 regiões administrativas do Estado, para prevenir e minimizar as consequências típicas do período de chuvas que se aproxima.

Da Defesa Civil