Defesa Civil lança livro sobre redução do risco de desastres

Parceria com IPT, publicação discute cenários diferenciados de vulnerabilidade do país e da América Latina em relação aos aspectos geográfic

qui, 26/01/2017 - 19h03 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) lançaram um livro com o tema ‘Redução de risco de desastres: uma construção da resiliência local’. O objetivo da publicação é fornecer subsídios à discussão da gestão de riscos e desastres ambientais.

Quinze capítulos do livro discutem os cenários diferenciados de vulnerabilidade do Brasil e da América Latina em relação aos seus aspectos geográficos, socioeconômicos, culturais e técnico-científicos.

O livro também trata da identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres naturais. O pesquisador do IPT Marcelo Gramani e a geóloga do Instituto Geológico, Lidia Keiko Tominaga, apresentam os conceitos básicos e as análises relacionadas ao perigo e ao risco, e métodos de avaliação e mapeamentos de risco a deslizamentos e inundação aplicados no estado de São Paulo e no País.

Edificações em áreas de risco
Os critérios aplicáveis nas atividades de vistoria e interdição de edificações em áreas de risco, além das implicações jurídicas e administrativas relacionadas a tais ações, são o tema do sétimo capítulo do livro escrito pelo pesquisador do IPT Fabricio Mirandola e pelo geólogo do Instituto Geológico, Jair Santoro. A definição dos critérios técnicos para a deflagração de ações leva em consideração que a água (e, consequentemente, a chuva) é o principal agente que desencadeia os deslizamentos.

As vistorias de campo são um elemento fundamental nas ações de remoção preventiva das populações que ocupam as áreas de risco, explicam os autores. O objetivo delas é a identificação de formas de instabilidade, como trincas nos solos e moradias e inclinações de árvores, postes e muros, e também de outras características como encostas com alta ou baixa declividade, lançamento de água servida, presença de fossas e concentração de água de chuva. O resultado das vistorias será a base para a tomada de decisão de retirada de moradores em situações de risco iminente.

O livro será distribuído às equipes das Defesa Civil dos municípios paulistas e também de outros estados.