Defesa Civil homenageia colaboradores com entrega de medalha

Comenda celebra os 25 anos de atividades da entidade no Estado de São Paulo

qui, 31/05/2001 - 18h36 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo completou 25 anos de atividades em fevereiro último e, nesta quinta-feira, dia 31, condecorou com medalhas 66 pessoas representativas de organizações civis ou militares que por méritos pessoais contribuíram para a consolidação e integração da instituição.

‘O governador Mário Covas foi o primeiro governante na história do País a incluir a Defesa Civil como tema de programa de Governo. Isto é inédito no Estado e no Brasil, só tendo semelhança nos países da América do Norte e na Europa’, disse o secretário chefe da Casa Civil e coordenador estadual da Defesa Civil, Cel. Olavo Sant´anna.

Ele explicou que o sistema estadual foi criado para prevenir as catástrofes e proteger as comunidades e que sua essência é a administração da solidariedade humana. A homenagem, destacou Sant´anna, é para as pessoas que desempenharam atos importantes nas mais diversas ações da Defesa Civil, ‘quer no atendimento a catástrofes ou no atendimento direto e indireto à comunidade e à população’, acrescentou.

Na opinião do secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica, Dalmo Nogueira, um dos homenageados pela criação do sistema de defesa do Bug do Milênio ‘é no momento da catástrofe que o Estado é mais necessário e pode estar mais presente’.

Segundo o Cel. Olavo Sant´anna, nos últimos seis anos a Defesa Civil Estadual já realizou mais de mil obras, além de inúmeros socorros à população, resgatando vítimas, bens e sobretudo, evitando perdas de vidas humanas. ‘Esse sistema não seria possível se não fosse a atuação integrada de todos os setores do Governo, tanto de órgãos civis quanto militares’.

Para o coordenador, o Estado de São Paulo vem dando exemplo de que a melhor forma de administrar a calamidade não é criar um órgão específico para isso, mas congregar os esforços de todas as secretarias e órgãos públicos estaduais, entrelaçando com parcerias da União, de gestões municipais e das ONGs. ‘Multiplicar os esforços, essa é a nossa premissa.’ Para ele, o sistema da Defesa Civil Estadual foi se aprimorando ao longo dos anos e hoje já está consolidado em mais de 72% dos municípios paulistas.