Defesa Civil faz capacitação para lidar com desastres

Curso teve duração de suas semanas e contou com 27 participantes

sex, 27/06/2008 - 19h47 | Do Portal do Governo

O Sistema Estadual de Defesa Civil promoveu, de 17 a 27 deste mês, o Curso de Administração e Planejamento para Redução de Desastre (APRD) com o objetivo de preparar técnicos na área de Defesa Civil capacitando-os para a coordenação de situações emergenciais e desastres como explosões, enchentes, desabamentos, soterramentos, incêndios, acidentes com cargas perigosas e outros eventos que coloquem em risco a vida e a integridade da população.

O APRD foi realizado em São Paulo através da conjugação dos esforços da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC). Foi mais um grande passo para concretizar uma das metas do Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Luiz Massao Kita, que é a qualificação dos recursos humanos na área de Defesa Civil.

O curso teve a duração de duas semanas e carga horária de 80 horas. Capacitou 27 profissionais, sendo 23 do Estado de São Paulo, e contou com a participação de representantes do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, e Tocantins, que se aprofundaram no conhecimento da doutrina e dos princípios que tornaram a Defesa Civil merecedora do reconhecimento geral, em todos os lugares onde atua no mundo.

São princípios como a conjugação de esforços dos órgãos do Estado, e da comunidade organizada, para superar ou reduzir os desastres e suas conseqüências, em que a Defesa Civil atua como agente de soluções nos casos que exijam o envolvimento de diferentes setores da Administração Pública, ou quando determinado setor tem diminuída sua capacidade de reagir a um evento danoso e o uso de meios e procedimentos conhecidos são operados e realizados por pessoas preparadas técnica e moralmente, é que levam o Estado a ter condições, nas emergências, de atender à comunidade, empregando racionalmente os meios existentes e gerando economia e confiabilidade na sua atuação.

O curso de Administração para Redução de Desastre proporcionou aos 27 profissionais formados, a capacitação necessária para administrar qualquer tipo de desastre e caminhos para reduzir sua incidência ou suas conseqüências na sociedade. Também estão aptos a multiplicar os conhecimentos adquiridos e, principalmente, difundir a paixão que impregna a alma de todos aqueles que tem contato com as atividades de Defesa Civil.

Da Defesa Civil

(I.P.)